Atlético

ATLÉTICO

Valorizado com convocações e observado por europeus, Douglas Santos mantém foco no Galo

Lateral-esquerdo foi convocado para defender a Seleção Brasileira na Olimpíada

postado em 29/06/2016 17:05 / atualizado em 29/06/2016 17:32

Leandro Couri/EM/D.A Press

Aos 22 anos, Douglas Santos curte um momento especial na carreira. É titular absoluto do Atlético. Foi convocado para integrar a Seleção Brasileira principal na disputa da Copa América Centenário. Foi chamado agora para defender o Brasil na Olimpíada. Está valorizado e é alvo do mercado europeu. Clubes como Barcelona e Valencia monitoram o lateral-esquerdo.

Ficar em evidência não faz Douglas Santos mudar a postura. Ele segue a rotina de treinos na Cidade do Galo. Busca a melhor preparação possível visando ao confronto com o Botafogo, nesta quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Esse é o foco do lateral. Uma volta à Europa pode acontecer, mas, segundo ele, não há nada de concreto.

“Não sei (se volta ao futebol europeu). Deixo sempre nas mãos de Deus para que ele venha guiar meus passos e minha carreira. No momento, penso no Atlético e no jogo contra o Botafogo. Creio que (a Olimpíada) vai ser muito bom para a carreira e para o futuro. Tenho que encarar da mesma maneira venho encarando nos últimos quatro anos de profissional. Não posso deixar nada me influenciar para que venha a cair. Sempre mentalizar coisas boas para fazer meu papel”, diz.

Revelado pelo Náutico, Douglas Santos já teve experiência na Europa. Em 2013, foi negociado pelo clube pernambucano ao Granada, da Espanha. De lá se transferiu para a Udinese, da Itália. Em 2014, foi emprestado pelos italianos ao Atlético. As boas atuações garantiram vaga no time e a permanência em definitivo. Em meados de 2015, a diretoria alvinegra aceitou pagar 2,9 milhões de euros pelo jogador.

Manteve o nível das atuações e renovou o histórico de convocações para a Seleção Brasileira. “Desde 2013 estou sendo convocado. Esse sonho vinha sendo trilhado há muito tempo e vimos o que passou até chegar hoje. Estou feliz e espero representar bem a Seleção no nosso país. Vai ser uma olimpíada inédita, quero representar bem.”

A apresentação ao técnico Seleção Olímpica, Rogério Micale, está marcada para o dia 18 de julho. Até lá, Douglas Santos tem uma meta: quer confirmar a reação do Atlético no Campeonato Brasileiro e levar o clube até a liderança da competição. “Meu pensamento é deixar o Galo em primeiro”, diz. “Quero jogar bem esses jogos até a apresentação”, completa.

Durante a preparação e a disputa da Olimpíada, Douglas Santos pode desfalcar o Atlético por até sete rodadas no Brasileirão. A vaga na equipe ficará com Fábio Santos, recém-contratado. “Assisti a muitos jogos do Fábio, é um privilégio e prazer jogar com ele. É profissional excelente, trabalha muito bem. Tem muitos recursos e vai suprir bem minha saída.”

Tags: selecao rio2016 galo atlético douglas santos