Atlético

ATLÉTICO

Atacante Fred reencontra o Botafogo, uma de suas principais vítimas no futebol brasileiro

Atleticano já fez 16 gols no Botafogo e espera manter a fama de algoz nesta noite

postado em 30/06/2016 11:01 / atualizado em 30/06/2016 11:08

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO
Cada partida costuma ter uma história diferente, mas, na visão do atacante Fred, o jogo de hoje contra o Botafogo, às 21h, no Mineirão, poderia ter o desfecho dos confrontos anteriores com os cariocas. Nas oito temporadas em que defendeu o Fluminense, o jogador de 32 anos se transformou no principal carrasco do time da Estrela Solitária, com 14 gols em 21 jogos. Agora, o camisa 99, que já marcou duas vezes pelo Atlético, tenta balançar as redes outra vez para ajudar o Galo a buscar a quarta vitória seguida em quatro confrontos em Belo Horizonte e prosseguir em sua recuperação no Campeonato Brasileiro.

Além dos gols feitos com a camisa do Flu, Fred tem dois marcados contra o Bota quando defendia o Cruzeiro. Curiosamente, a goleada por 4 a 1, em 2005, foi um dos jogos apitados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho que posteriormente foram anulados e remarcados pela CBF. Pelo América, o atacante não enfrentou o alvinegro carioca.

Para Fred, a sorte de marcar contra o time do Rio é apenas uma coincidência do futebol: “Clássico é algo diferente, porque é baseado na rivalidade das torcidas. A felicidade foi a mesma de fazer gols contra qualquer equipe. Respeito muito os zagueiros do Botafogo e seu treinador (Ricardo Gomes), meu adversário na França. Ele forma bons sistemas defensivos. Não terei facilidade para fazer gols, mas brigarei pelo meu espaço para tentar chegar à frente para marcar”.

Na semana passada, o atacante marcou seu primeiro gol no Mineirão com a camisa do Atlético, assegurando os 2 a 1 sobre o Corinthians. O goleador admitiu ter ficado emocionado com a festa da torcida: “Foi arrepiante. Antes de vir para o Atlético, conversei muito com o Pierre e ele me dizia que, no primeiro gol, a Massa ia me abraçar. Tem sido assim em cada bola que eu brigo, em cada bola dividida. Meu primeiro gol foi especial, pela necessidade de vitória e pela qualidade do adversário”.

A presença de Fred nesta noite só será possível porque ele foi absolvido no julgamento de terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio – foi apenas advertido, por conduta contrária à disciplina, por ter escondido da arbitragem um chinelo arremessado em campo pela torcida atleticana no clássico contra o Cruzeiro. Ainda assim, o Galo terá desfalques importantes: o lateral-direito Marcos Rocha cumpre suspensão automática e os volantes Leandro Donizete e Rafael Carioca estão machucados. Na direita, Carlos César é o mais cotado a ficar com a vaga. No meio-campo, Eduardo tende a formar dupla com Júnior Urso.

RETORNO Quem deve voltar em breve é o atacante Lucas Pratto, que se recupera de estiramento na panturrilha direita. Ele apareceu ontem no gramado do CT para uma corrida leve e dará sequência ao trabalho de fisioterapia e reforço muscular. Sua lesão foi considerada grave, com reabilitação mais lenta. O principal desafio é o recondicionamento físico, já que o argentino está fora desde a chegada do técnico Marcelo Oliveira. Ele perdeu a condição de goleador alvinegro na temporada para Robinho, autor de 13 gols.

CARRASCO DO FOGÃO
Pelo Cruzeiro (2)
10/8/05 - 4 x 1 Brasileiro (2 gols)

Pelo Fluminense (14)
7/6/09 - 1 x 0 Brasileiro (1 gol)
7/3/10 - 2 x 1 Carioca (1)
10/4/10 - 2 x 3 Carioca (2)
27/8/11 - 1 x 2 Brasileiro (1)
4/12/11 - 1 x 1 Brasileiro (1)
1º/4/12 - 1 x 1 Carioca (1)
6/5/12 - 4 x 1 Carioca (1)
15/7/12 - 1 x 1 Brasileiro (1)
6/10/12 - 1 x 0 Brasileiro (1)
8/3/15 - 3 x 1 Carioca (1)
11/4/15 - 2 x 1 Carioca (2)
29/5/16 - 1 x 0 Brasileiro 1

Tags: fred botafogo vitima goleador galo