Atlético

ATLÉTICO

Com atenções divididas, Atlético projeta resultado positivo em estreia na Copa do Brasil

Vice-líder do Brasileiro, Galo inicia campanha no torneio mata-mata contra Ponte

postado em 23/08/2016 11:00 / atualizado em 23/08/2016 08:36

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Vice-líderes do Campeonato Brasileiro, atrás do Palmeiras, os jogadores do Atlético sabem que é fundamental construir também uma sólida campanha na Copa do Brasil, competição que a equipe disputará pela 27ª vez. Por isso, o grupo projeta um resultado positivo na estreia contra a Ponte Preta amanhã, às 21h45, no Mineirão, como ocorreu na maioria das edições. Desde 1989, apenas três vezes o time mineiro largou com derrota no torneio mata-mata.

Por ter participado da Copa Libertadores no primeiro semestre, o Galo entra diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil, repetindo o que ocorreu nas últimas três temporadas. Em estreias, a equipe obteve sua maior goleada em 2008 e 2010, contra Palmas-TO e Juventus-AC, respectivamente: 7 a 0, ambas fora de casa. Em contrapartida, as derrotas foram para Juventude-MT (2 a 1, em 2002), Catuense-BA (4 a 2, em 2004) e Botafogo (4 a 2, em 2013).

O adversário faz campanha regular no Brasileiro sob o comando de Eduardo Baptista. Mesmo assim, a missão do Atlético será abrir uma boa diferença de gols para jogar com mais tranquilidade em Campinas, em 21 de setembro. O lateral-direito Marcos Rocha alerta os companheiros sobre o perigo de encarar um adversário de menor tradição: “Temos que entrar no jogo com o pensamento de que não existe jogo bobo, não tem essa de favoritismo. No ano passado, contra o Figueirense, achávamos que teríamos condição de passar. Mas encontramos dificuldades e saímos. Agora, precisaremos do apoio da torcida, até porque vamos decidir a vaga fora de casa”.

Mais do que vencer a Ponte, os atletas querem voltar a jogar bem. No fim de semana, o Galo venceu o Atlético-PR por 1 a 0, pelo Brasileiro, com gol de pênalti de Robinho, mas teve maus momentos durante a partida. “Será um jogo de paciência, em que não podemos cometer erros. Em algumas ocasiões, a gente acabou pecando pelo excesso de confiança para fazer placar mais amplo, dando espaços aos adversários. É importante ter equilíbrio”, alerta.

FORÇA EM DUAS FRENTES O técnico Marcelo Oliveira planeja conciliar o Brasileiro e a Copa do Brasil com a mesma força, mas não descarta a possibilidade de escalar time misto em alguns momentos. Para o treinador, fatores como a maratona de jogos, a colocação do time no Brasileiro e as opções de grupo serão levados em consideração nessa avaliação: “É difícil no Atlético, pela tradição, priorizar uma ou outra competição. Temos de estar fortes nas duas. Se estivermos disputando a ponta no Brasileiro, é possível que troque alguns jogadores, até porque o grupo me dá essa possibilidade. Mas tem um aspecto interessante, no Brasileiro a gente joga 38 partidas, na Copa do Brasil são oito para ser campeão e adquirir vaga na Libertadores”.

A expectativa de público no Mineirão é superior a 30 mil. O atacante Fred desfalcará o Atlético por ter atuado pelo Fluminense na competição. O zagueiro Erazo e o volante Júnior Urso permanecem no departamento médico, sem previsão de retorno. Convocado para a Seleção Brasileira, Rafael Carioca voltará ao time titular depois de desfalcar a equipe diante do Atlético-PR por suspensão.

Tags: interiormg seriea copadobrasil atlético ponte preta