Atlético

SÉRIE A

Passando por "déjà vu", Atlético visita o Grêmio de olho na liderança do Campeonato Brasileiro

Com boas chances de assumir a ponta, Galo terá que superar desfalques no Sul

postado em 28/08/2016 08:00 / atualizado em 27/08/2016 18:44

Bruno Cantini/Atlético

O elenco atleticano não precisa entender muito de francês para compreender que, neste domingo, o Galo passará por um verdadeiro “déjà vu” no duelo contra o Grêmio, às 16h, na Arena do Grêmio, que pode colocar a equipe mineira na liderança do Brasileiro. Isto, porque, o Atlético mais uma vez se verá cercado por nove desfalques, o que, curiosamente, aconteceu no primeiro duelo entre os clubes na atual edição da competição.

Esta sensação de “já ter passado por uma mesma situação anteriormente”, que define a expressão francesa acima, porém, não quer se levada tão ao pé da letra pelos jogadores alvinegros, já que, no primeiro turno, o Galo acabou perdendo por 3 a 0, no Independência, para o adversário gaúcho que, no momento, também briga pelas primeiras colocações.

“Estamos vivendo um ano difícil, de muitas lesões. Temos um elenco muito bom, mas é ruim ter muitas lesões, a gente fica triste em ver os companheiros machucados. Mas a liga brasileira é a que mais tem jogos no mundo. Mas a gente vai com o elenco forte para a partida. Sabemos que a gente pode vencer o jogo no domingo”, colocou Lucas Pratto.

Para o duelo no Sul, Marcelo Oliveira não poderá contar com os goleiros Victor e os laterais Marcos Rocha e Patric, o zagueiro Erazo, o volante Júnior Urso, os meias Cazares e Dátolo, e o atacante Luan. Além dos desfalques confirmados, Rafael Carioca, com uma lesão no tornozelo esquerdo, é dúvida para a partida e, dependendo da condição física do camisa 5, Marcelo Oliveira poderá escalar o Galo com três volantes ou, até mesmo, com dois laterais esquerdos, deslocando Fábio para o meio-campo.

Em meio a tantos desfalques, o técnico Marcelo Oliveira ao menos voltará a ter à disposição o centroavante Fred, que esteve de fora das últimas duas partidas do Galo, contra Atlético-PR e Ponte Preta, respectivamente.

“É importante para mim voltar. A gente fez dois jogos bons. O Atlético-PR e a Ponte Preta souberam jogar bem fechados, saindo nos contra-ataques. Vai ser bom voltar, fico muito aflito fora de campo. Quero tentar marcar gols, entrar em campo para ajudar o Atlético a sair com a vitória”, afirmou Fred, que traçou a estratégia para o Galo vencer no Sul do país.

“Todos os jogos fora, principalmente contra o Grêmio, temos que segurar os primeiros minutos, tocar a bola, todo mundo se doando para não dar espaços. E quando tiver oportunidades, temos que buscar fazer os gols e matar o jogo. O começo do jogo é o mais difícil, mas depois vira um jogo normal”, avaliou.

Para superar os desfalques e alcançar uma vitória diante de um adversário que venceu quatro dos últimos confrontos diante do Galo, tanto Fred, quanto o elenco atleticano, tem uma motivação especial para o confronto de domingo: a possibilidade de assumir a liderança do Brasileirão. Caso vença o Grêmio, o Atlético precisará que o Palmeiras, no mínimo, empate, fora de casa, com o Fluminense, que não perde há quatro jogos na competição.

“Agora é focar nas 'finais' no Brasileiro. Todo jogo será uma final para todos. É importante manter o equilíbrio, o foco, para fazer um grande jogo contra o Grêmio, buscar a vitória e alcançar a tão sonhada liderança”, destacou Fred.

GRÊMIO X ATLÉTICO

GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Edílson, Wallace Reis, Kanemann e Marcelo Oliveira; Wallace, Jaílson, Maicon e Douglas; Bolaños e Luan
Técnico: Roger Machado
ATLÉTICO: Uilson; Carlos César, Ronaldo, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete Rafael Carioca (Lucas Cândido) e Maicosuel (Fábio Santos); Robinho, Lucas Pratto e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2016, domingo
Horário: 16 horas

Árbitro: Claúdio Francisco Lima E Silva (ESP-SE)
Assistentes: Ailton Farias da Silva (CBF-SE) e Daniel Vidal Pimentel (CBF-SE)

Tags: gremiors atleticomg seriea