Atlético

CAMPEONATO BRASILEIRO

Atlético segura o Grêmio em Porto Alegre e garante empate com gol do artilheiro Robinho

Tricolor finalizou 24 vezes e parou em Uilson, que viveu tarde inspirada na Arena do Grêmio; gol que salvou um ponto para o Galo saiu aos 41 minutos do segundo tempo

postado em 28/08/2016 17:58 / atualizado em 28/08/2016 19:42

Bruno Cantini/Atlético

A proposta do Atlético era clara: se defender sem deixar o Grêmio chegar com perigo. No primeiro tempo, a estratégia deu certo. O Tricolor finalizou 17 vezes, mas só quatro na direção do gol. Na etapa final, num lance que contou com desvio do zagueiro Ronaldo, Luan abriu o placar para os donos da casa. Mas Robinho, que começou o jogo no banco de reservas, apareceu livre dentro da área, aos 41 minutos, para completar cruzamento de Douglas Santos e garantir o empate por 1 a 1 em Porto Alegre.

Veja os gols da partida:


O Grêmio dominou a partida do início ao fim. O goleiro Uilson viveu tarde inspirada, com grandes defesas, ajudando o Atlético a seguir vivo no jogo, mesmo quando o Tricolor vencia por 1 a 0. No fim, Douglas Santos encontrou Robinho na área. O camisa 7 deu apenas um toque na bola para empatar o duelo e chegar à artilharia do Campeonato Brasileiro, com dez gols, ao lado do palmeirense Gabriel Jesus.

Com o empate, o Galo caiu uma posição na classificação por causa da vitória do Flamengo sobre a Chapecoense. O Alvinegro está em terceiro, com 39 pontos, quatro atrás do líder Palmeiras. Já o Grêmio continua na sexta posição, agora com 36 pontos.

O Campeonato Brasileiro agora terá uma pausa para a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O Galo só volta a jogar no dia 7 de setembro, contra o Vitória, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Grêmio visita o Coritiba no Couto Pereira.


Galo segura Grêmio na etapa inicial


O primeiro tempo da partida na Arena do Grêmio pode ser definido em um verdadeiro ataque contra defesa. O time tricolor tentou, de todas as formas, balançar as redes de Uilson. Foram 17 finalizações, mas apenas quatro na direção do goleiro alvinegro. Já o Galo não deu trabalho a Marcelo Grohe e terminou a etapa inicial sem finalizações.

Durante o primeiro tempo, o Galo deu muito espaço para o Grêmio tocar a bola e criar espaços para as finalizações. Quando tinha a bola, o time atleticano sentia a falta de um armador e não conseguia chegar à frente com perigo. A única grande jogada alvinegra saiu em arrancada de Maicosuel, que deixou quatro adversários para trás e tocou para Fred. O camisa 99 lançou para Pratto, que cruzou nas mãos de Marcelo Grohe.

Robinho garante um ponto ao Galo

No começo da etapa final, o técnico Marcelo Oliveira mexeu no time, colocando Douglas Santos no lugar de Lucas Cândido. Com isso, Fábio Santos foi adiantado para o meio-campo. A mudança não alterou a estrutura da partida, já que o Galo não conseguia prender a bola no campo de ataque. Logo no primeiro minuto, Bolaños parou em grande defesa de Uilson. Mas, aos sete minutos, não teve jeito. Luan recuperou a bola e chutou. A bola desviou em Ronaldo e encobriu o goleiro atleticano: 1 a 0.

Robinho, poupado por desgaste muscular, entrou após o gol sofrido. O Galo passou a jogar mais no campo do Grêmio, mas seguiu sem finalizar. O time da casa, por sua vez, quase marcou com Wallace, que parou em grande defesa de Uilson, e Luan, que finalizou com muito perigo. A única finalização do Galo aconteceu em chute de Pratto, travado pelo zagueiro no meio do caminho.

A segunda finalização veio para lavar a alma dos atleticanos. E a jogada veio com dois titulares que foram poupados e começaram a partida no banco de reservas. Aos 41 minutos, Douglas Santos recebeu pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro. Robinho apareceu livre para marcar o seu décimo gol no Campeonato Brasileiro: 1 a 1. No fim, quase Lucas Pratto virou a partida para o Galo, mas a bola passou raspando a trave de Marcelo Grohe.

GRÊMIO 1 X 1 ATLÉTICO

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Edílson, Wallace Reis, Kanemann e Marcelo Oliveira; Wallace, Jaílson, Maicon e Douglas (Ramiro); Miller Bolaños (Henrique Almeida) e Luan (Guilherme)
Técnico: Roger Machado

ATLÉTICO
Uilson; Carlos César, Ronaldo, Leonardo Silva e Fábio Santos (Otero); Leandro Donizete Rafael Carioca, Lucas Cândido (Douglas Santos) e Maicosuel; Lucas Pratto e Fred (Robinho)
Técnico: Marcelo Oliveira

Gols: Luan, aos sete minutos, e Robinho, aos 41 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Wallace Reis, Wallace, Bollaños, Kanemann (GRE); Lucas Cândido, Leonardo Silva, Fred, Rafael Carioca (ATL)

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Claúdio Francisco Lima E Silva (ESP-SE)
Assistentes: Ailton Farias da Silva (CBF-SE) e Daniel Vidal Pimentel (CBF-SE)

Tags: robinho gremiors grêmio empate brasileiro seriea galo atlético