Atlético

ATLÉTICO

Trabalho feito pela comissão técnica do Atlético rende excelentes resultados a Robinho e ao time

Confira a lista com motivos para ótima fase do atacante, artilheiro do Brasileiro

postado em 30/08/2016 11:00 / atualizado em 30/08/2016 08:30

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A cada rodada do Campeonato Brasileiro, Robinho vem surpreendendo. A última boa surpresa do atacante para a torcida alvinegra foi no empate do Atlético com o Grêmio por 1 a 1, em Porto Alegre, domingo, quando precisou de apenas meia hora para salvar o time da derrota, numa tarde em que quase tudo deu errado. O camisa 7 chegou aos 10 gols na competição e divide a artilharia com o palmeirense Gabriel Jesus. Na realidade, o brilho de Robinho é o resultado direto de uma série de trabalhos da comissão técnica para que o atleta consiga corresponder em campo.

Diante do tricolor gaúcho, Marcelo Oliveira manteve Robinho no banco de reservas até a metade do segundo tempo. Exame baseado na análise da enzima creatinoquinase (conhecida no meio futebolístico como CK), feito dias antes, apontou grande risco de lesão muscular. A partir disso, ele jogou só o suficiente, sem possibilidade de desfalcar a equipe por mais tempo.

Em 2016, o camisa 7 tem mantido uma sequência de jogos longa sem se contundir. Ele só ficou fora do time alvinegro por um motivo peculiar: ele foi picado por um inseto antes do empate sem gols com o Colo Colo, no Chile, em 10 de março, pela Copa Libertadores, e o local teve inchaço por vários dias. Depois, deixou o campo no jogo de ida das quartas de final, diante do São Paulo, no Morumbi, mas não houve lesão constatada.

Robinho passa por atividades específicas para suportar a carga de jogos e poder render mais. No dia a dia, o atacante costuma ser preservado de trabalhos mais desgastantes e ainda faz atividades de reforço muscular na academia – processo parecido com o daqueles jogadores que estão no departamento médico. E, por orientação de Marcelo, tem corrido menos durante as partidas, atuado mais de frente para o gol e evitado se chocar com os adversários. O resultado é satisfatório: no Atlético, ele tem a melhor média de gols da carreira (0,6).

“Essas estratégias valem muito a pena. O campeonato é competitivo. Temos de fazer o dever de casa e sempre procurar pontuar fora de casa. Agora é procurar descansar bastante, pois a maratona de jogos de quarta e domingo é muito intensa”, afirma o atacante de 32 anos, que tem a velocidade como ponto forte, mas tem atuado como armador central desde que Marcelo chegou ao clube.

O treinador destaca que a fase alvinegra tem interferência direta no rendimento de Robinho: “Acho que o ambiente de trabalho é fundamental. Temos um clima sadio, de muito comprometimento, união e prazer. Ele está feliz, jogando solto. Em algum momento eu administro seu posicionamento para que ele fique mais próximo do gol e tenha condições de marcar. Ele tem grandes qualidades, que ninguém esquece, que o levaram a jogar em vários clubes e na Seleção. Felizmente, ele está do nosso lado”.

PAUSA
Como o próximo jogo é somente na próxima semana – contra o Vitória, dia 8, no Independência –, os jogadores poderão descansar, aliviando o desgaste provocado pela carga de partidas. Por isso, todos ganharam dois dias de folga e a reapresentação será somente amanhã à tarde. Os treinos mais pesados tendem a ser somente na quinta-feira.

POR QUE ROBINHO ESTÁ VOANDO?

Novo posicionamento
No Atlético, Robinho abriu de sua posição habitual (atacante pelo lado esquerdo) para jogar mais centralizado. Com isso, fica mais perto do gol e tem de condições de servir os companheiros e balançar as redes

Trabalhos físicos diferenciados
A preparação física e a fisiologia do Atlético têm tomado certos cuidados para que o atacante tenha melhor rendimento. Consiste na dosagem das atividades durante a semana e no reforço muscular pós-jogo, para que ele se livre de lesões musculares. Aos 32 anos, ele já não tem o mesmo vigor físico do passado

Liderança no grupo

O camisa 7 é o craque e um dos líderes do time alvinegro. Isso faz com que os companheiros se esforcem ao máximo e “joguem por ele” em determinados momentos. Todos dão o melhor de si para que o ex-santista possa brilhar nos jogos. O mesmo ocorreu com Ronaldinho Gaúcho em 2013.

Boa relação com o treinador

Com Marcelo Oliveira, é nítido que Robinho melhorou consideravelmente. Desde a chegada do treinador, ele marcou 10 vezes em 18 jogos. Seja nas conversas na Cidade do Galo ou nos jogos, ambos se comunicam muito e têm certa liberdade para expor suas opiniões, o que reflete no desempenho em campo

Momento positivo da equipe

Com o Galo brigando pelo título brasileiro, Robinho tem um ingrediente a mais para manter a regularidade. Por isso, tem tranquilidade para trabalhar e se livra de possíveis cobranças da torcida, que poderiam atrapalhar seu desempenho

Sonho com a Seleção
O próprio Robinho já deixou claro que ainda pensa em voltar à Seleção Brasileira e tenta se manter nos holofotes para que seja lembrado por Tite

PALAVRA DE ESPECIALISTA

ROBERTO CHIARI
Fisiologista do Atlético


Profissionalismo e resistência física
“O bom momento do Robinho é uma soma de vários fatores. O primeiro que apontamos é o profissionalismo do atleta. Nós orientamos o Robinho, assim como os demais jogadores do grupo, e ele cumpre tudo o que programamos. Ele se cuida muito, pois sabe que não é mais um menino de 20 anos. Robinho, naturalmente, também se destaca pela resistência física, velocidade e lances de explosão. Sua capacidade de recuperação antes, durante e depois dos jogos é muito boa. E ele também está sempre jogando, o que aprimora sua condição física e o ritmo. O atleta foi beneficiado pelo fato de que a equipe não teve dois jogos por semana, o que facilita a recuperação”

E MAIS...

Pausa
7 dias
: é o tempo que o técnico Marcelo Oliveira terá para preparar a equipe para a próxima partida, contra o Vitória, no Independência

Preocupação na zaga
Erazo: Marcelo fica na expectativa de contar com o retorno do zagueiro equatoriano, já que o capitão Leonardo Silva está suspenso por causa do terceiro cartão amarelo. Expectativa também pelos retornos de Júnior Urso e Dátolo, em tratamento.

Outros prováveis desfalques
Eliminatórias: Lucas Pratto (Argentina), Otero (Venezuela) e Rafael Carioca (Brasil) foram convocados e estão servindo às suas respectivas seleções. Os atletas participarão de jogos nos dias 1º e 6 de setembro.

Tags: robinho atlético seriea interiormg