Atlético

ATLÉTICO

Com 'pensamentos diferentes', Fred Couto se lança pré-candidato à presidência do Galo

Conselheiro evita falar em oposição a Daniel Nepomuceno no Atlético

postado em 23/01/2017 15:45 / atualizado em 23/01/2017 16:07

Arquivo EM
No final do ano, o Atlético terá eleições para a escolha do novo presidente. E o primeiro pré-candidato já surgiu. Frederico Peçanha Couto, de 59 anos, lançou a pré-candidatura neste começo de semana.

Conselheiro benemérito do clube, o engenheiro civil já foi postulante ao cargo. Foi derrotado por Alexandre Kalil no pleito de 2011 (235 votos contra 79). Na eleição de 2014, apoiou Daniel Nepumuceno. Agora, se coloca como alternativa para o triênio 2018/2020. Ele evita falar em oposição.

“Não gosto dessa palavra, somos todos Atlético. Me dou o direito de pensar diferente, e respeito quem pensa diferente de mim”, diz.

Entre as divergências estão um espaço maior no Galo para o marketing e o programa sócio-torcedor. “Fomos campeões da Libertadores e esse título foi muito mal explorado. O marketing atual é muito ruim. Sobre o sócio-torcedor, tudo que você pede você tem de devolver (em ações). Eu sou sócio black, pago caro e vou aos jogos. Mas a modalidade mais simples precisa melhorar. Quero 150 mil sócios. E temos outras estratégias que estamos estudando. Precisamos sentar com Cruzeiro, Grêmio e Internacional para discutirmos juntos as cotas de TV.”

Fred Couto não é contra o projeto do estádio próprio do Atlético. Mas ele prega cautela para tocar o empreendimento. A proposta inicial do pré-candidato é voltar com os jogos do time para o Mineirão.

“Foi muito bom o Independência. Mas temos de voltar para o Mineirão, dentro, claro, de entendimentos com a Minas Arena. Nossa torcida merece algo maior. E precisamos ter cuidado com estádio próprio. Não estou dizendo que sou contra. É cuidado. O Atlético faz 70 partidas no ano, sendo 35 em casa. São mais uns 30 dias para eventos e festas. Então são 65 dias de ocupação do estádio. São outros 300 ociosos. Só é bom negócio se for um complexo. Da maneira que estamos vendo pela mídia, não me parece ser. Estou esperando há dois anos o Daniel (Nepomuceno) apresentar o projeto no Conselho. Vazaram fotos, maquete na mídia. Depois, o Daniel pediu desculpa ao Conselho. Nossa visão é voltar ao Mineirão para vermos de perto como funciona. Não estou dizendo que os envolvidos não tenham essa consciência. Mas como conselheiro entendo que é preciso experimentar primeiro. Falaram também em colocar o shopping no negócio. Se fizerem isso, aí eu sou contra. É um ativo espetacular.”

Futebol

Sobre a gestão do futebol do Atlético nos últimos anos, Fred Couto fez elogios. De 2012 pra cá, o Galo conquistou a Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana, a Copa do Brasil e três Campeonatos Mineiros.

“Contratar jogador é acertar e errar. Isso faz parte e vem vindo bem. O que me preocupa são os salários, que amanhã podem comprometer a saúde do clube. Me preocupa a longo prazo. Não estou falando de resultado em campo. Isso está bom. Mas amanhã pode não estar", declarou.

Tags: eleicao presidente galo atlético fred couto daniel nepomuceno