Atlético

ATLÉTICO

Sem Rafael Carioca, Roger pode optar por jovens ou mudar o esquema de jogo do Galo

Volante titular levou o terceiro amarelo e está fora do próximo jogo do Mineiro; jogador atuou em todas as partidas oficiais sem ser substituído

postado em 27/02/2017 06:30 / atualizado em 26/02/2017 19:52

Bruno Cantini/Atlético
Para os dois próximos jogos do Atlético, o técnico Roger Machado terá que fazer uma alteração inédita até esse momento na temporada. Poupado da viagem a Santa Catarina para enfrentar a Chapecoense, na quarta-feira, o volante está suspenso da partida de sábado, contra o Villa Nova, pelo Campeonato Mineiro. O meio-campista alvinegro levou o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Democrata-GV. Para a vaga, o treinador atleticano tem dois jovens da posição ou pode até mudar o esquema de jogo.

Sem Rafael Carioca, as opções mais claras de Roger Machado são os jovens Ralph e Yago. Crias da base do Galo, os dois já vêm sendo testados desde o início da temporada. Com a chegada de Elias e a boa produção de Danilo Barcelos no meio, os volantes acabaram perdendo espaço mas seguem como peças de reposição para alterações durante as partidas.

Yago leva pequena vantagem sobre o companheiro. O camisa 25 atuou em cinco jogos do Atlético na temporada – América-TO, Tombense e América, pelo Campeonato Mineiro, e Cruzeiro e Joinville, pela Primeira Liga. Foram 91 passes certos, um desarme, uma finalização errada e um cartão amarelo. Já Ralph, em três partidas disputadas, deu 39 passes corretos, desarmou duas vezes, chutou uma vez no alvo, recebeu cinco faltas e também foi punido uma vez com o cartão amarelo.

“A gente tem que ver ainda. O Rafael tomou o terceiro (cartão amarelo) e certamente, no ritmo que vem vindo, cabe o descanso de uma semana. Eu tenho o Ralph, tenho o Yago, o Rafael Moura que entrou bem, o Robinho que voltou a jogar bem novamente e deu assistência para o Fred no gol. Agora é construir uma equipe forte, com as alternativas que o banco nos dá”, adiantou Roger.

Caso queira fazer uma modificação mais radical e avançar o time, o treinador gaúcho poderia ainda recuar Elias para a função de primeiro volante e colocar um jogador mais adiantado no lugar de Carioca. Em alguns jogos, Roger até já testou a alteração. O comandante alvinegro citou a entrada de Rafael Moura, como fez contra o Uberlândia, assim reposicionando Danilo, Cazares e Maicosuel em campo. Robinho também é outra boa opção caso queira preencher o meio-campo sem perder poder ofensivo.

“Para a entrada do Rafael, para que não deixássemos de ter um meio forte, eu posicionei o Cazares do lado esquerdo. Ele ainda não tinha atuado ali e se mostrou bastante competitivo pelo lado. Para que eu tivesse o Maicosuel de um lado, o Cazares do outro e com o Rafael e o Fred à frente. Essas alternativas,  que a gente deveria ter nos treinos e jogos de pré-temporada, acabamos lançando mão em um jogo e deu certo”, avaliou o treinador.

Tags: atlético galo carioca suspenso opções roger ralph yago