Atlético

SÉRIE A

Com reservas e boa atuação defensiva, Atlético derrota a Chape na Arena Condá

Marlone anotou o gol do Galo, que, sob pressão, soube segurar o resultado

postado em 25/06/2017 20:55 / atualizado em 25/06/2017 22:21

Marcio Cunha/Diario Catarinense
Foi sofrido, mas o Atlético, com o time reserva, venceu a Chapecoense neste domingo, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Roger Machado acionou uma formação alternativa para dar descanso aos titulares e a equipe não decepcionou. Demonstrando muita entrega na defesa, o Galo conseguiu o gol da vitória por 1 a 0 com Marlone, aos 11 minutos da primeira etapa.



O triunfo aumenta ainda mais o bom desempenho do Atlético fora de casa no Brasileiro. Em cinco jogos, são duas vitórias, dois empates de apenas uma derrota. O time agora tem que reverter as más apresentações no Horto para sonhar com as posições mais elevadas na tabela. O Galo chegou aos 13 pontos e está na 14ª posição. Com o mesmo número de pontos, mas uma vitória mais, a Chape é a 13ª colocada.

A vitória é de extrema importância para o Atlético. O resultado não deixa o time na zona de rebaixamento ao fim desta rodada, dá moral na competição e revela opções no grupo de jogadores, além de conseguir o descanso necessário aos titulares para a sequência na competição. No próximo domingo, o Galo recebe o arquirrival Cruzeiro, às 16h, no Mineirão, no grande clássico estadual. A Chape joga na segunda-feira, dia 3 de julho, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

O jogo – Com um time recheado de garotos e reservas, já era esperado que o Atlético tivesse problemas técnicos e de entrosamento. Mas o Galo sofreu ainda mais, com lesões. No aquecimento, Giovanni sentiu dores na costela e deu lugar a Cleiton. Com três minutos de jogo, a equipe teve outra baixa. O zagueiro Rodrigão tentou proteger uma bola que saía pela linha de fundo e sentiu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Bremer entrou para completar a defesa.

Aos 11 minutos, a marcação da Chapecoense falhou e deu grande espaço pela esquerda. Valdívia aproveitou boa jogada de pivô de Rafael Moura, saiu pela ponta e descolou cruzamento perfeito para Marlone. O camisa 92 se posicionou livre no meio da dupla de zaga adversária e cabeceou para tirar do goleiro Jandrei, abrindo o placar para o Galo na Arena Condá. 1 a 0. Depois do gol, os donos da casa foram para cima em busca do empate.

A Chape forçava a maioria das jogadas pelo lado esquerdo da defesa atleticana, explorando a marcação de Leonan. Aos 17', Wellington Paulista escorou bom cruzamento de Rossi, mas finalizou mal e a bola saiu pela linha de fundo. O Atlético sentiu as investidas da Chape e tentou compactar sua marcação no campo de defesa. A estratégia, no entanto, forçou o Galo a abusar dos lançamentos. O time tentou a conexão longa em 40 oportunidades na primeira etapa – acertou 7 e errou 33 vezes.

Na etapa final, o Atlético voltou fechado e a Chapecoense mantinha a presença no campo ofensivo. O intenso bloqueio do Galo não dava muitos espaços, mas a Chape seguiu atacando e usava muitos cruzamentos. O jovem Cleiton mostrava segurança e conseguia agarrar a maioria dos lances que chegavam à área. Aos 11', Roger Machado decidiu dar mais saída de bola ao time e promoveu a entrada  de Luan no lugar de Otero.

A pressão da Chape rendeu uma sequência de lances de perigo, principalmente em escanteios, aos 25 minutos. Em um deles, Lourency fez boa jogada pela esquerda, cruzou na área e Arthur Caike desviou de cabeça. A bola passou à direita do gol de Cleiton. Vagner Macini contava com quatro atacantes em campo, além dos laterais Apodi e Reinaldo, que jogam bastante avançados. O Atlético continuava muito recuado e não chegava ao campo de ataque.

O Galo só foi finalizar aos 32', com Marlone, que recebeu de Marquinhos, na primeira jogada do garoto de 17 anos. Ele havia entrado no lugar de Valdívia um minuto antes. O camisa 92, no entanto, pegou mal na bola e ela saiu fraca para a defesa de Jandrei. As mudanças mais volume ao Atlético e a Chape, apesar de seguir no ataque, não teve forças para superar a barreira alvinegra. Fim de jogo, importante vitória alvinegra na Arena Condá.

CHAPECOENSE 0 x 1 ATLÉTICO

Chapecoense

Jandrei, Apodi, Fabrício Bruno, Luiz Otávio e Reinaldo; Lucas Mineiro (Nenén), Andrei Girotto e Luiz Antônio (Lourency); Arthur Caike, Rossi e Wellington Paulista (Túlio de Melo)
Técnico Vagner Mancini

Atlético
Cleiton; Yago, Rodrigão (Bremer), Matehus Macini e Leonan; Roger Bernardo, Rafael Carioca, Marlone, Otero (Luan) e Valdívia (Marquinhos); Rafael Moura
Técnico: Roger Machado

Gols: Marlone, aos 11' do 1ºT (Atlético)
Cartões: Rafael Moura, Otero, Bremer, Leonan e Rafael Carioca (Atlético); Arthur Caike, Luiz Antônio, Fabrício Bruno, Lourency e Apodi (Chapecoense)

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data e hora: domingo, 25 de junho, às 19h

Público: 9.000

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)

Tags: chapeco interiormg seriea galo atlético