Atlético

ATLÉTICO

De referências a reservas no Atlético: Fred e Robinho têm longa conversa com Micale

Treinador conversou por cerca de uma hora com as estrelas do Galo

postado em 18/08/2017 14:04 / atualizado em 18/08/2017 17:58

Jair Amaral/EM/D.A Press

Talvez nem o mais pessimista dos atleticanos pudesse imaginar as estrelas Robinho e Fred entre os reservas do Atlético. Pois o improvável se tornou real. A dupla de ataque do Galo ficará como opção no banco na partida contra o Fluminense, na próxima segunda-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Rogério Micale, que está em seu segundo time profissional - o primeiro foi o modesto Grêmio Prudente -, tem demonstrado personalidade na gestão dessa fase vivida pelos jogadores e pelo próprio clube, recém-eliminado nas Copas Libertadores e do Brasil.

Após o treino desta sexta-feira, o treinador conversou com Fred e Robinho no gramado da Cidade do Galo. Somente os três. Começaram sentados, depois ficaram agachados e em pé. Todos falaram. Ficaram aproximadamente uma hora conversando.

Em entrevista coletiva, Micale disse que eles abordaram temas como "questões de jogo e a fase do time". O treinador afirmou que procura criar um relacionamento melhor com os jogadores, sempre procurando dar atenção especial dependendo do momento de cada um. Ele frisou que conta com as estrelas para a sequência da temporada.

"Tem de resumir, porque foi uma hora. São dois pilares do nosso elenco, jogadores de qualidade indiscutível. Só discordo da cobrança em cima dos dois. Eles não fazem nada sozinhos. Eles fazem parte de um elenco, de um grupo, de uma estrutura coletiva. Para eles se destacarem, essa parte coletiva precisa estar funcionando, aí a individualidade aparece. Conversamos sobre a vida, questões de jogo, nosso momento. São dois jogadores que a gente está criando um relacionamento, pelo pouco tempo que estou no clube. Não só com eles. Tenho hábito de sempre separar um jogador ou outro e bater papo. Conto muito com o Robinho, com o Fred, sei o que eles representam, externei isso para eles. Ele pontuaram algumas situações. Conversamos, independentemente de treinador e jogador, são pessoas que querem o melhor para o grupo", afirmou Micale.

Os momentos de Fred e Robinho são distintos.

Robinho foi titular em apenas uma partida com Micale, na estreia contra o Botafogo, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Depois, perdeu espaço e chegou a ser reserva do velocista Pablo, ex-América. Atualmente, Robinho briga por uma vaga no time com Luan e Cazares. Micale comentou a forma com que o ex-atacante do Real Madrid tem encarado o banco.

"Não vejo indiferença do Robinho, até pela sua história. Ele esteve na Seleção Brasileira, Real Madrid, com grandes títulos. Não tem como ele ficar indiferente. Sei do seu potencial e ele também sabe. O que queremos é passar essa confiança. Sei que a cobrança é grande, mas ele está acostumado com isso. Ele tem experiência vasta no futebol. Queremos proporcionar ao Robinho a melhor forma de ele ficar mais confortável em campo. Quando ele estiver bem, pela forma que ele treina no dia a dia, a resposta será boa. A gente passa por fases difíceis na vida e só há um lugar em que possa ser revertido essa situação no caso de um jogador de futebol: é dentro do campo. Ele sabe que a resposta será dada no campo", afirmou o técnico Micale.

Por sua vez, Fred vinha se recuperando de lesão na panturrilha direita, sofrida em 23 de julho, quando foi escalado no sacrifício contra o Jorge Wilstermann, pela Copa Libertadores. Depois, passou a aprimorar a parte física, sendo preservado contra o Flamengo na rodada passada. Rafael Moura ganhou chance, participou da jogada que gerou o pênalti sofrido por Luan e marcou o segundo gol do time. Ganhou a disputa, no momento, contra Fred.

"É uma disputa saudável entre Rafael e Fred. O Rafael deu uma assistência e fez um gol no último jogo. O Fred é o artilheiro do ano. Deixa a dor de cabeça para mim. Eu não posso interromper um rendimento bom de um jogador. Se alguém surgir e estiver em um momento bom, porque não torná-lo titular? É o momento", afirmou.

Elias

Conversa reservada não é uma novidade de Micale no Galo. Ele já tinha tido um papo com Elias, no dia 31 de julho, antes da partida contra o Corinthians. No jogo anterior, contra o Coritiba, o volante tinha ficado no banco do Galo.

Tags: atleticomg galo micale conversa robinho fred