Atlético

WILLY GONSER

Clubes mineiros homenageiam narrador Willy Gonser, falecido aos 80 anos

Locutor era paranaense, mas passou maior parte da carreira em Minas

postado em 22/08/2017 10:16 / atualizado em 22/08/2017 19:26

Chico Maia
A terça-feira começou em 'silêncio' com o falecimento do narrador esportivo Willy Gonzer, aos 80 anos, em decorrência de uma pneumonia. Tão logo, vários clubes mineiros recorreram às redes sociais para homenagear "o mais completo do Brasil", como era apelidado.

Sua maior ligação foi com o Atlético. Willy iniciou trajetória na Rádio Itatiaia em 1979 narrando jogos dos grandes clubes da capital, mas logo passou a ser responsável pelas transmissões do alvinegro Em 2002, ele recebeu o Galo de Prata, maior honraria do clube. "Nossa imensa tristeza pelo falecimento do mais completo narrador do Brasil. Sua voz marcou gerações na Massa Atleticana! Descanse em paz, Willy Gonser", publicou o Galo em seu Twitter.

Willy emocionou os torcedores por 30 anos. Nesse tempo, transmitiu vários clássicos. "O Cruzeiro Esporte Clube se solidariza com a família do "Alemão" e seus amigos de imprensa. Descanse em paz, Willy Gonser", declarou a Raposa, também em nota publicada no Twitter.

O América também prestou sua homenagem ao narrador. Com certeza preferia não narrar nossos gols em clássicos contra o Atlético, mas sempre teve nosso respeito! Descanse em paz, Willy Gonser". O 'xará' de Teófilo Otoni e o Ipatinga fizeram o mesmo e lamentaram a morte de Willy.

A Federação Mineira de Futebol também se manifestou. "Morre uma Estrela. Willy Fritz Gonzer é mito na história do rádio brasileiro. Um orgulho, uma saudade! Obrigada, Willy". O presidente da entidade, Castellar Guimarães Neto, informou que haverá homenagem a Willy Gonser no duelo da noite desta terça-feira, entre América e Criciúma, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, será respeitado um minuto de silêncio antes da bola rolar.

Trajetória

Filho de pai alemão e mãe paranaense, Willy Gonser começou a carreira no rádio depois de ganhar um concurso para trabalhar na área, em 1953, pela Rádio Marumby. Ele atuou com noticiários, chamadas musicais e comerciais até a primeira experiência em transmissão esportiva, dois anos mais tarde.

Willy chegou à Rádio Itatiaia em 1979, emocionando os torcedores por 30 anos. Em 2015, trabalhou, por seis meses, na Rádio Inconfidência, na função de comentarista. Nos mais de 60 anos de carreira, o ‘Alemão’ também passou pelas rádios Nacional (RJ), Continental (RJ), Jovem Pan (SP),  Bandeirantes (SP) e Farroupilha (RS).

O narrador também participou de coberturas de 11 Copas do Mundo. A primeira foi em 1962, no Chile, pela Rádio Gaúcha, no bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. Pela emissora, também trabalhou nos Mundiais de 1970 (México) e 1974 (Alemanha). De 1982 a 2006, narrou a competição pela Itatiaia.

O corpo de Willy Gonser será velado a partir das 17h, no Funeral House (Av. Afonso Pena, 2158 - Funcionários). O sepultamento será nesta quarta-feira, às 10h, no Bosque da Esperança.

Tags: morte williygonser futnacional interiormg americamg cruzeiroec atleticomg