Atlético

ATLÉTICO

Papo reto, 'amizade' e bola parada: veja como foi a semana de Oswaldo no Atlético

Treinador foi apresentado na tarde de terça e preparou equipe para estreia

postado em 29/09/2017 18:02

Bruno Cantini/Atlético
A primeira semana de Oswaldo de Oliveira foi de bastante trabalho na Cidade do Galo. Desde a apresentação do experiente treinador, nessa terça-feira, foram cinco atividades no CT. Além dos trabalhos técnicos, táticos e físicos, a hora foi de muita conversa para conquistar o grupo e, é claro, mudar a situação do Atlético no Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o time ocupa a 11ª colocação, com 31 pontos - apenas três a mais que o São Paulo, primeira equipe da zona de rebaixamento. A expectativa é tentar mudar esse cenário a partir deste domingo, quanto o Atlético encara o xará paranaense em Curitiba. O jogo, válido pela 26ª rodada da Série A, está marcado para 19h.

A viagem para o Paraná está marcada para sábado à tarde. Pela manhã, o último treinamento antes da estreia de Oswaldo. Mesmo com uma atividade a ser realizada, já é possível avaliar a primeira semana do novo treinador.

Terça-feira

Antes mesmo de ser apresentado, Oswaldo de Oliveira reuniu todo o elenco para uma conversa motivacional. Os temas principais foram a necessidade de recuperação da confiança e, é claro, dos bons resultados em casa.

O papo com os jogadores - estratégia frequente do treinador - fez com que a apresentação, marcada para 15h30, atrasasse. Após a entrevista aos jornalista, Oswaldo desceu as escadas e partiu para o gramado principal da Cidade do Galo. Em campo, apenas os reservas no jogo contra o Avaí. Nada de treino técnico ou tático.
Quarta-feira

No segundo dia de trabalho, uma “maratona”. Foram quase duas horas de treino na Cidade do Galo, com os titulares já disponíveis. O principal enfoque foi a troca de passes. As principais equipes de Oswaldo se notabilizaram pelo DNA ofensivo.

Na parte final da atividade, jogadores de diferentes setores fizeram trabalhos específicos. O treinador esboçou o time com 11 jogadores de linha e sem goleiros: Alex Silva, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Yago, Adilson, Elias, Cazares e Valdívia; Robinho e Fred. Posteriormente, Yago deixou a equipe. Victor e Luan desfalcaram o treino.

O dia foi de muita conversa - dentro e fora de campo. O perfil do treinador agrada o zagueiro Leonardo Silva.

"Ele é um treinador de fácil acesso. Conversa bastante, respeita as individualidades de casa jogador... é muito amigo, e isso vai ajudar bastante”, disse.

Quinta-feira

Mais treino e mais conversa. A quinta-feira foi dia de treinos em dois períodos. Pela manhã, um trabalho tático. Na parte da tarde, foi a vez de os jogadores trabalharem as finalizações. Luan, vetado pelo departamento médico, seguiu fora da atividade e não jogará contra o Atlético-PR. Desfalque na quarta, Victor trabalhou normalmente.

Entre um treino e outro, Oswaldo de Oliveira deu um grande passo para recuperar o que, de acordo com o comandante, é o principal problema do time atualmente: a parte psicológica. O técnico reuniu líderes do elenco para um ‘papo reto’, que estabeleceu o pacto para reverter a situação vivida pela equipe no Brasileirão. Estiveram na conversa nomes como Luan, Victor, Leonardo Silva, Fábio Santos, Elias, Fred e Robinho.

Sexta-feira

O último dia da semana foi de outra conversa, desta vez no auditório do CT. Em seguida, Oswaldo de Oliveira levou os jogadores para o treinamento. Em campo, treino de ataque contra defesa. O time titular será composto por Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Valdívia, Cazares e Robinho; Fred. Um dos principais focos da atividade foi a bola parada.

“A ideia é que, embora tenhamos uma semana excepcional, de cinco dias de trabalho, tem muitas coisas que gostaria de trabalhar. Parti sempre da bola parada defensiva. Daí passávamos para outra situação, uma delas é a transição defesa-ataque, que temos prestado atenção. Na primeira parte, nós fizemos um complemento dos outros dias. Com a defesa, a organização da linha de quatro zagueiros, de se posicionar tirando o espaço entre ela e o meio de campo e recuando, tirando a velocidade do ataque adversário. Por outro lado, o pessoal do ataque trabalhou as combinações e penetrações nos espaços da defesa adversária”, explicou o treinador durante entrevista coletiva.

Sábado

Para sábado, está prevista uma atividade que visa especialmente à aprimoração da parte tática da equipe. O treino se inicia às 9h30. O voo para Curitiba está marcado para 16h10. No Paraná, os jogadores descansam e se preparam para o jogo diante do Atlético-PR.

Tags: oswaldo de oliveira galo atleticopr seriea futnacional interiormg atleticomg