Santa Cruz

Série D

Santa Cruz entra de cabeça na Quarta Divisão

Estreia diante do Alecrim mostrou algumas das dificuldades que o Tricolor terá pela frente

postado em 19/07/2011 09:57

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A determinação de Zé Teodoro pela mudança na proposta do Santa Cruz pouco influenciou na estreia do time na Série D. Mais do que a formação com dois meias na criação das jogadas, foi a determinação mostrada pelos jogadores que fez a diferença, resultando nos primeiros três pontos do time no Brasileiro. Encharcado, o gramado do Almeidão, em João Pessoa, foi um adversário tão duro quanto o próprio Alecrim. Os tricolores, no entanto, sabem que esta é a realidade que o time vai enfrentar durante a competição. O “tapete” do Arruda é exceção e está pronto para colocar a técnica coral em teste, na partida contra o Guarani de Juazeiro.

O que se viu durante os 90 minutos do jogo com os potiguares foi uma confirmação das palavras do treinador. Zé Teodoro vinha alertando para a importância de o elenco tricolor “encarnar o espírito” da competição. O status de favorito alcançado pelo que o time mostrou dentro de campo ao longo da temporada traz consigo alguns ônus. Dificilmente o Santa Cruz vai encarar algum adversário disposto a buscar o resultado, deixando o jogo mais aberto. Por isso, a disposição é preponderante para o êxito.

No próximo domingo, a equipe coral recebe os cearenses do Guarani de Juazeiro, no Arruda. O gramado, que recebeu um tratamento especial para o Brasileiro, deve oferecer melhores condições para o confronto. Ainda que os meteorologistas prevejam uma semana de chuvas na capital pernambucana, a expectativa é de que a drenagem consiga dar conta do recado e a bola role mais suave. Aí sim, os tricolores poderão mostrar a evolução no jogo do time após a intertemporada. “Numa competição com essa, a gente não pode esperar um jogo muito técnico. Nosso treinador deixou muito claro que precisaríamos mais do que valorizar a posse de bola”, lembrou o atacante Thiago Cunha.

Uma vitória garante ao Santa Cruz a liderança isolada do grupo A3 da Série D, com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. E é de olho nessa tranquilidade que o elenco tricolor começa os preparativos para a partida. Hoje, o grupo trabalha em dois expedientes. “Não adianta nada ganhar fora e tropeçar em casa. É claro que conseguimos um grande resultado, pelas circunstâncias do jogo, mas temos que esquecer o Alecrim e nos preocupar com o Guarani”, ressaltou o volante Memo. “Acredito que será um jogo mais solto, pelo tamanho e pelas condições do campo. Temos que nos impor”, acrescentou.

Para o jogo contra o Guarani-CE, Zé Teodoro deverá promover somente uma alteração. O meia Renatinho cumpriu suspensão automática e pode estrear no Brasileiro ao lado de Weslley.