Santa Cruz

Bastidores

Mudança no estatuto do Santa Cruz agita bastidores do Arruda

Institucionalização do Conselho Administrativo por Antônio Luiz Neto tem incomodado parte da oposição

postado em 13/12/2013 19:28 / atualizado em 13/12/2013 21:23

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ainda colhendo os frutos pelo retorno a Série B, o Santa Cruz começa a sentir uma agitação se formar nos bastidores do Arruda. Sob os argumentos de dar continuidade às gestões e de preservar o clube de administrações desastrosas como se viu num passado recente, o presidente Antônio Luiz Neto conseguiu aprovar uma importante mudança no estatuto tricolor. A criação do Conselho Administrativo, entretanto, está incomodando algumas lideranças.

A essência da ideia deste Conselho Administrativo não é uma novidade. Seu organograma se assemelha a tantas outras tentativas de manter um colegiado auxiliando na gestão. A diferença é que Antônio Luiz Neto transformou a adoção deste modelo em obrigação, prevista inclusive no estatuto do clube. “Na minha administração, será apenas a institucionalização de algo que já existe”, ressalta, para em seguida justificar a mudança. “O clube não suporta o retorno ao passado de más administrações e não pode ser alvo de pessoas mal intencionadas ou mesmo das bem intencionadas, mas que não estão preparadas para assumir um cargo tão importante.”

Talvez por prever a reação das lideranças contrárias à sua gestão, Antônio Luiz Neto tenha adotado um discurso conciliador, ressaltando a importância de os tricolores evitarem antecipar o movimento político. “Os tricolores precisam fazer uma autocrítica, pensando sempre no que é melhor para o clube. É preciso muito cuidado para evitar que qualquer pretensão precipitada possa prejudicar o que tem sido construído”, argumenta.

Mas não foi suficiente para acalmar os ânimos de parte da oposição. Para o ex-presidente José Neves Filho, a gestão deveria ter promovido um debate mais amplo sobre o tema. “Preciso estudar isso melhor para poder fazer uma análise mais precisa. Mas neste primeiro momento, não consigo ver esta decisão com bons olhos”, ressaltou. “Porque se a oposição quiser adotar um modelo diferente de gestão, não vai conseguir”, acrescentou.

Adversário de Antônio Luiz Neto na última eleição e vice-presidente do Executivo do primeiro biênio da administração do atual presidente, o empresário Joaquim Bezerra foi bem mais duro na análise. “Se o Santa Cruz fosse um país, eu diria que se trata de um golpe de Estado. Por este modelo, basta você ir revezando os cargos com seus apoiadores e nunca sairá do clube. Estão criando um dono para o Santa Cruz.”


A composição do Conselho Administrativo
Presidente do Executivo
Presidente da Comissão Patrimonial
Presidente do Conselho Deliberativo
Presidente do Executivo da gestão anterior
Presidente da Comissão Patrimonial da gestão anterior
Presidente do Conselho Deliberativo da gestão anterior
Mais 3 nomes indicados pelo presidente do Executivo