Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em busca de reação e protagonismo, Santa Cruz enfrenta Luverdense em Lucas do Rio Verde

Tricolor quer deixar a instabilidade de lado para sair da zona intermediária da tabela

postado em 16/09/2014 09:00 / atualizado em 16/09/2014 17:51

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Não dá para esconder. O Santa Cruz é só um mero coadjuvante na Série B. A instabilidade do time tem o afastado gradativamente do topo. Mesmo assim, G4 é traçado como meta. Ainda é. Para provar que está vivo nesta briga, o Tricolor volta a jogar às 21h50 desta terça-feira, em Lucas do Rio Verde, onde encara o Luverdense. Uma nova derrota deixa o acesso como algo ainda mais inviável. Não matematicamente, claro. Mas, diante do desenho que a tabela começa a ter, certamente traumatiza. Vencer, por outro lado, representa o fôlego necessário para a equipe seguir moralmente disposta na briga para subir de divisão.

As respostas dadas por Sérgio Guedes e pelos jogadores a cada mau resultado no Brasileirão já não satisfazem a torcida. Ora imputa-se culpa às arbitragens das partidas. Ora fala-se em falta de confiança, consciência e maturidade dos atletas. As evasivas estão se esgotando. Para enfrentar o Luverdense, o treinador, sem citar nomes, apontou frequência nos erros individuais. Foi mais incisivo que o habitual nas cobranças. Pediu entrega para que o seu time, enfim, dê mostras que não vai somente figurar na zona morta da Segundona. “Eles (os jogadores) têm que tratar os jogos como se fossem o derradeiro”, disparou.

O comandante coral sabe que o Santa Cruz poderia estar mais bem colocado. Até com relativa tranquilidade. Assim como aconteceu no último sábado, foram sete jogos que os tricolores saíram na frente nesta Série B, mas terminaram entregando o resultado. Pontos preciosos desperdiçados. Inadmissível, segundo Guedes. "São situações que não podem se repetir. Às vezes, o atleta acha que o próximo companheiro vai corrigir o que ele falhou e isso não ocorre”, alerta.

Time
As preocupações de Sérgio Guedes vão além. Por conta de suspensão, tem desfalques consideráveis para enfrentar o Luverdense. Léo Gamalho cederá vaga para Adilson ou Flávio Caça-Rato. Isso porque Pingo também está suspenso e Betinho ainda recupera a parte física no Recife após lesão muscular. A outra ausência tricolor é na zaga, com Renan Fonseca. Para o setor, o treinador tem como opções Marllon e Leandro Souza. Além disso, de última hora, o meia Wescley foi julgado pela expulsão no jogo contra o Atlético-GO e está fora da partida. Emerson Santos viajou de última hora e pode ser o substituto.

Luverdense
O Luverdense segue desfalcado do seu principal jogador, o atacante Misael. O técnico Júnior Rocha também não vai ter também do zagueiro Zé Roberto, cumprindo suspensão automática por expulsão, além do lateral direito Michel, lesionado no joelho direito. Braga e Gilson devem ser os respectivos substitutos. Assim como o Tricolor, o Verdão, busca uma reabilitação. Perdeu as suas duas últimas partidas na Série B.

Luverdense
Gabriel Leite; Gilson, Braga, Montoya e Edinho; Carlão, Jean Patrick, Samuel, Rubinho e Washington; Reinaldo. Técnico: Júnior Rocha.

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Marllon (Leandro Souza) e Julinho; Sandro Manoel, Bileu, Natan e Renatinho (Emerson Santos); Keno e Flávio Caça-Rato (Adilson). Técnico: Sérgio Guedes.

Estádio: Passo das Emas (Lucas do Rio Verde-MT). Horário: 21h50. Árbitro: Edivaldo Elias da Silva-PR. Assistentes: Adair Carlos Mondini e Pedro Martinelli Christino, ambos do PR.