Santa Cruz

SANTA CRUZ

Promessa do Santa, Raniel cumpre suspensão de um ano por uso de substância proibida

Meio-campista não poderá atuar em campeonatos oficiais até novembro de 2015

postado em 17/12/2014 12:02 / atualizado em 17/12/2014 13:08

Thaís Lima /Especial para o Diario

Jamil Gomes/DP/D.A Press
Pego no antidoping após o jogo entre Santa Cruz e Náutico, em fevereiro deste ano, a jovem promessa tricolor, Raniel, de 18 anos, não poderá atuar em campeonatos oficiais até novembro de 2015. No julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) ficou decidido que o meio-campista cumprirá um ano de suspensão, que já está valendo desde a última quarta-feira, dia 10, quando o resultado do julgamento foi divulgado. A substância utilizada pelo meia coral é mantida em sigilo pela Justiça Desportiva.

De acordo com o presidente do TJD-PE, Hildo Galvão, o Santa Cruz pode recorrer da decisão. “Foi decidido que o jogador iria ficar um ano afastado dos campeonatos oficiais. Ele pode treinar, mas não pode participar de jogos oficiais. Durante esse ano de suspensão ele vai ser acompanhado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Cabe recuso pelo STJD”, afirmou Galvão.

Como já ficou suspenso preventivamente por trinta dias, aguardando o julgamento, Raniel poderá voltar a campo para disputar campeonatos oficiais em novembro. O jogador, que subiu das divisões de base em 2013, iria disputar em janeiro de 2015 a Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Desse um ano que ele pegou de suspensão, nós vamos diminuir os trinta dias que ele ficou afastado numa ação preventiva”, afirmou o presidente do TJD-PE.

 

Recurso


Sem ter se reunido com a diretoria tricolor para decidir se o clube irá recorrer ou não da decisão do TJD-PE, o vice-presidente jurídico do Santa Cruz, Eduardo Lopes, afirmou que será preciso ter cautela para tratar do caso de Raniel.

“No primeiro julgamento, a punição foi em forma de advertência com acompanhamento. No segundo já foi de suspensão. Lá no Rio de Janeiro, no STJD,  existe tanto a possibilidade da punição voltar para advertência e de manter a pena de suspensão. Além disso,  existe ainda a possibilidade de aumentar a pena. Então, considerando isto, a gente vai colocar as possibilidades na mesa para decidir qual será a postura do clube”, disse Eduardo.