Santa Cruz

SANTA CRUZ

Nos pênaltis, Santa Cruz é derrotado pelo Zalgiris Vilnius e perde Taça Chico Science

Troféu em homenagem ao cantor apresentava simplicidade e erros em citação

postado em 22/01/2015 23:40 / atualizado em 23/01/2015 13:54

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Taça Chico Science, destinada ao vencedor do amistoso, não era nada suntuosa. Pior: estava estampada com o trechos trocados de duas músicas do compositor pernambucano, tricolor e morto em 1997. O artista merecia uma homenagem melhor do Santa Cruz. A torcida merecia também uma apresentação mais convincente do time no primeiro compromisso da temporada. Nesta quinta-feira, os corais foram derrotados pelo Zalgiris Vilnius, no Arruda. Os atletas estavam notadamente mal fisicamente. Na parte técnica, viu-se pouco recurso dos comandados de Ricardinho. Resultado no tempo normal: 1 a 1 diante o bicampeão lituano, que vinha antes de duas derrotas por 2 a 0 para Gama e Goiás na turnê que faz no Brasil. Nos pênaltis, vitória dos visitantes depois de 24 cobranças: 11 a 10.

Foram seis estreantes na equipe titular num amistoso que começou morno. Mas bastaram dez minutos para o adversário abrir o placar. Bileu falhou na saída e Sitta cometeu pênalti em Serge. O brasileiro Adi Rocha converteu. Logo depois, houve um show de lambanças do Santa Cruz. O volante Edson Sitta tentou empatar. Colocou a bola nas arquibancadas. Em seguida, o lateral esquerdo Léo Veloso, dentro da área, chutou para o gol, mas acertou a lateral. Os poucos torcedores que foram ao estádio começaram a perder a paciência. Waldison era o único que tinha alguns lampejo de bom futebol no setor ofensivo. Nada que pudesse ameaçar, de fato, o Zalgiris.

A retaguarda tricolor mostrou-se pesada. Pela direita, Nininho foi o mesmo de sempre: limitado na proteção e pouco operante no ataque. O jogo era feio. Desorganizado taticamente, o Santa não conseguia criar muitas jogadas. Os lituanos também pouco atacavam. Após o gol, restrigiam-se praticamente à marcação. Acabaram chamando  os corais para o seu campo. Num cruzamento de Bileu, Waldison mandou para as redes, de cabeça, aos 44 do primeiro tempo.

Pênaltis
Ricardinho começou a etapa final com Bruno no gol. Promoveu mais mudanças durante todo o segundo tempo. Sete ao todo. O empate persistente levou o confronto para os pênaltis, pegando de supresa a torcida. Muita gente foi embora. Até mesmo os jogadores dos dois times não sabiam das penalidades. Thiaguinho, Danny Morais, Moisés e Gllawcyo converteram. Williams desperdiçou. Nas alternadas, Raniel, Everton Sena, Memo, Wellington e até Bruno balançaram as redes. A disputa recomeçou. Danny errou. Adi fez. Festa do Zalgiris. Espera-se mais no próximo domingo, quando o Santa tem outro amistoso. Desta vez, contra o Campinense-PB, de novo no Arruda.  

Santa Cruz 1
Fred (Bruno); Nininho (Moisés), Everton Sena, Danny Morais e Léo Veloso; Edson Sitta (Memo), Bileu (Wellington), Pedro Castro (Raniel) e Thiaguinho; Waldison (Gllawcyo) e Betinho (Williams). Técnico: Ricardinho.

Zalgiris 1
Klevinskas; Andro, Algis, Artak (Georgas) e Youri; Serge, Linas, Wilk (Luksa) e Semir (Mantas); Kristis (Paulius) e Adi Rocha. Técnico: Marek Zub

Local: Arruda (Recife-PE). Árbitro: Anderson Freitas/PE. Assistentes: Clóvis Amaral/PE e Renato Chianca/PE. Gols: Adi Rocha (10' do 1T, Zalgiris); Waldison (44' do 1T, Santa). Cartões amarelos: Serge, Klevinskas e Kristis (Zalgiris); Thiaguinho (Santa Cruz). Cartão vermelho: Paulius (Zalgiris). Público: 5.011. Renda: R$ 48.650,00.