Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz sugere que Sport seja punido por "negligência" na organização do último clássico

Tricolor emitiu nota de repúdio aos rubros-negros e também criticou ações da PM

postado em 06/04/2015 17:41 / atualizado em 06/04/2015 18:27

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
As confusões registradas na entrada da torcida do Santa Cruz no clássico do último domingo, na Ilha do Retiro, renderam uma nota de repúdio do clube ao Sport. No texto, o Tricolor afirmou que o rubro-negros foram "negligentes" na organização do evento. Pediu, inclusive, que o rival fosse punido, com base no Estatudo do Torcedor e nas regras do próprio Campeonato Pernambucano.

O Santa Cruz ainda fez crítica às ações da Polícia Militar (PM), sugerindo que às agressões sofridas por alguns torcedores corais por PMs, antes e após a partida, teriam sido decorrentes de "preconceito de setores da sociedade contra as camadas de mais baixa renda da população... o estrato social que caracteriza a torcida coral".

Confira a nota na íntegra:

O Santa Cruz Futebol Clube vem tornar público seu repúdio veemente à violência sofrida pela sua torcida no acesso ao Estádio da Ilha do Retiro, no clássico de domingo, 5 de abril de 2015. A violência que atingiu os torcedores do Santa Cruz não foi casual. É consequência da recorrente falta de estrutura oferecida pelo clube mandante para receber a torcida visitante.

Na ocasião, foi disponibilizado apenas um portão com poucas catracas para o acesso de quase 6 mil torcedores, causando tumulto e retardando a entrada ao estádio, como vem se tornando praxe nos clássicos realizados entre os dois clubes na Ilha do Retiro. Esse descaso gerou uma aglomeração desnecessária diante do portão mencionado, onde homens, mulheres, jovens e crianças ficaram expostos a riscos como empurra-empurra e confrontos com grupos de torcedores rivais, conforme pode ser comprovado por uma série de fotos que circulam desde ontem nas redes sociais.

A garantia do acesso tranquilo, ordeiro e seguro para a torcida visitante é um dever do clube mandante. A negligência – deliberada ou não – não pode ficar impune. O Santa Cruz Futebol Clube cobra da Federação Pernambucana de Futebol que os fatos sejam devidamente apurados e, confirmada a responsabilidade, que o clube mandante seja punido nos termos do Estatuto do Torcedor e do Regulamento do Campeonato Pernambucano.

Também causaram perplexidade as imagens veiculadas pelas emissoras de TV e redes sociais da truculência de alguns policiais militares que deveriam garantir a segurança de homens, mulheres, jovens e crianças, mas, ao contrário, agrediram de forma covarde aqueles que eram as vítimas da incompetência e negligência alheias. Não foi a primeira vez que torcedores e imprensa relataram agressões gratuitas praticadas por alguns policiais militares completamente despreparados para lidar com os torcedores que frequentam os estádios pernambucanos.

Não queremos acreditar que a violência praticada por alguns agentes do Estado esteja relacionada ao preconceito de setores da sociedade contra as camadas de mais baixa renda da população, exatamente o estrato social que caracteriza a torcida coral. Por isso, o Santa Cruz Futebol Clube espera que o Governo do Estado de Pernambuco identifique e puna exemplarmente os responsáveis. E que, de uma vez por todas, a postura da Polícia Militar passe a ser de respeito aos torcedores e suas famílias, independentemente das cores do seu time de coração.