Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz faz 2 a 0 no Central, confirma vaga com sobra e encara Salgueiro na final

Equipe venceu em Caruaru com gols de Emerson Santos e Anderson Aquino

postado em 26/04/2015 17:57 / atualizado em 26/04/2015 18:18

Marlon Costa/FPF
A história da classificação do Santa Cruz para a final do Estadual foi escrita sem traumas. Sem nenhum suspense. Depois da ampla vantagem de quatro gols sobre o Central, construída no Arruda, o Tricolor precisou apenas administrar o jogo de volta deste domingo, em Caruaru. Ganhou por 2 a 0. O resultado devolve o time à uma decisão de campeonato, algo que não fez parte da rotina do corais no ano passado. De quebra, o clube confirma o retorno ao Nordestão e à Copa do Brasil, em 2016, e vai ter os cofres mais gordos na próxima temporada. Por enquanto, porém, o foco está apenas no Salgueiro e na conquista do título do PE2015 – um prêmio para um grupo montado na fogo da adversidade, sem grandes ídolos, que se arrastou no início da competição, mas que cresceu no momento que precisava.

O ambiente para a torcida coral era de jogo festivo no Lacerdão. Desde o começo da tarde, motos, carros e ônibus partiam do Recife em direção à Caruaru, ostentando bandeiras do Santa Cruz. Quando um desses automóveis se encontrava com outro em trechos da BR-232, buzinas tomavam forma de cumprimento e denotavam a natural animação dos torcedores com a iminente ida à final. As ruas de Caruaru foram sendo pouco a pouco tomadas pelas três cores. Nas arquibancadas, apesar do público módico para a ocasião, o predomínio era dos tricolores. A empolgação contrastava com o desânimo dos poucos centralinos que resolveram ir ao estádio na esperança de uma reviravolta histórica da Patativa.

CONFIRA COM FOI A PARTIDA MINUTO A MINUTO

A esperança deles, no entanto, diminuiu consideravelmente já bem cedo. Bastaram cinco minutos para o Santa Cruz balançar as redes. Com o Central visivelmente nervoso e sem conseguir acertar passes, o time de Ricardinho aproveitou-se. Após cruzamento de João Paulo, Betinho deixou Emerson Santos na cara do gol: 1 a 0. A equipe caruaruense seguia na expectativa de empatar. Tentou. Sem êxito. Permanecer no estádio tornava-se só uma questão de honra para a torcida alvinegra.

Os torcedores do Santa já pareciam, em algumas momentos, também estar ali apenas por obrigação. A cada minuto sem gol ou grandes lances, arrefeciam. O duelo ia perdendo atenção do público. Parte da torcida parecia estar mais atenta aos rádio e aos smarthphones para se informar sobre o resultado parcial de Sport x Salgueiro, na Arena Pernambuco. A expulsão de Éverton, do Central, até movimentou um pouco as arquibancadas corais. Os tricolores, contudo, voltaram mesmo a se manifestar com euforia depois de saber sobre gol do Salgueiro sobre o rival rubro-negro. Bem mais até que no gol de Anderson Aquino, já no apagar das luzes.

Santa Cruz
Fred; Nininho (Moisés), Danny Morais, Alemão e Tiago Costa; Bileu, Bruninho, João Paulo (Anderson Aquino) e Guilherme Biteco (Edson Sitta) e Emerson Santos; Betinho. Técnico: Ricardinho.

Central
Beto; Ferreira, Éverton, Mattia Binatti (Fabiano) e Jailton; Natan, Jucemar Gaúcho, Luiz Fernando e Candinho; Roger e Roberto Pítio (Fernando Pires). Técnico: Humberto Santos.

Estádio: Lacerdão (Caruaru-PE). Árbitro: Niélson Nogueira Dias (PE). Assistentes: Marcelino Castro (PE) e Charles Rosa (PE). Gols: Emerson Santos (5' do 1T, Santa); Aquino (45 do 2T, Santa). Cartões amarelos: Éverton, Jaílton (Central); Nininho, João Paulo (Santa Cruz). Cartão vermelho: Éverton (Central). Público: 6.061. Renda: R$ 152.240,00.

Marlon Costa/FPF