Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com necessidade de ganhar fora, Santa Cruz amarga tabu sem vitórias na região Sul do país

Último triunfo coral no Sul foi há 10 anos. De lá para cá, houve 14 partidas

postado em 28/08/2015 08:30 / atualizado em 28/08/2015 17:59

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
O desempenho do Santa Cruz fora de casa nesta Série B não agrada. Fosse contabilizada apenas as campanhas como visitante, o Tricolor estaria na zona de rebaixamento. Até aqui, conseguiu apenas um vitória - obtida com Marcelo Martelotte. Se o comportamento do time longe do Arruda não empolga, mais desanimador ainda é o histórico do clube em confrontos no Sul do país, onde volta a jogar neste sábado, enfrentando o Paraná, em Curitiba. A equipe coral não vence sequer uma partida na região, independente da competição, há exatamente dez anos.

Entre 2008 e 2013, vale a ressalva que o Santa esteve nos porões do futebol brasileiro, entre as séries C e D, em jogos na maioria das vezes regionalizados. Acabou não tendo oportunidades de enfrentar os time sulistas. O último triunfo coral no Sul do Brasil foi ainda em 12 de julho 2005, quando subiu da segunda para a primeira divisão do Brasileiro. De lá para cá, foram 14 partidas disputadas. Desempenho ruim: 11 derrotas e três empates.

Enfrentando um Criciúma que lutava para não ser rebaixado, o Tricolor aplicou 3 a 1 no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Reinaldo balançou as redes pela primeira vez para a equipe pernambucana. Leonardo ampliou. Toninho diminuiu, de cabeça, para os catarinenses. Reinaldo fez o terceiro para o Tricolor e colocou números finais ao confronto.

Apesar de agora ostentar 100% de aproveitamento como mandante sob o comando de Martelotte, o Santa Cruz ainda não conseguiu engrenar de vez na Série B e entrar no G4 do campeonato, justamente, por não emendar as vitórias no Arruda com as distante do seu estádio. O treinador entende a necessidade de trazer três pontos dos jogos longe do Recife, mas descarta que haja pressão para isso.

“Não acredito que exista uma pressão diferente de ganhar fora. Estamos em busca do G4, mas não existe uma pressão maior pelo retrospecto de ter que ganhar fora. Trabalhamos jogo a jogo”, contou Martelotte. “Prontos para vencer fora eu acredito que a gente já está há algum tempo. As dificuldades que aparecem em cada jogo são muito específicas. Tivemos uma semana boa para trabalhar e entendo que a gente esteja pronto para fazer uma grande partida e buscar esta vitória”, complementou.

Os jogos no Sul do Brasil


2014

Avaí 0 x 0 Santa Cruz (Santa Catarina) - Série B
Paraná 3 x 2 Santa Cruz (Paraná) - Série B
Joinville 1 x 1 Santa Cruz (Santa Catarina) - Série B

2013
Internacional 2 x 0 Santa Cruz (Rio Grande do Sul) - Copa do Brasil

2007
Avaí  0 x 0  Santa Cruz (Santa Catarina) - Série B
Coritiba  2 x 0  Santa Cruz (Paraná) - Série B
Criciúma  2 x 0  Santa Cruz (Santa Catarina) - Série B

2006
Internacional 1 x 0  Santa Cruz (Rio Grande do Sul) - Série A
Juventude 4 x 1 Santa Cruz (Rio Grande do Sul) - Série A
Paraná 3 x 0 Santa Cruz (Paraná) - Série A   
Figueirense 2 x 0 Santa Cruz 20 (Santa Catarina) - Série A
Atlético-PR 2 x 1 Santa Cruz (Paraná) - Série A
Grêmio 3 x 1 Santa Cruz (Rio Grande do Sul) - Série A

2005
Grêmio 2 x 0 Santa Cruz (Rio Grande do Sul) - Série B
Criciúma  1 x 3 Santa Cruz (Santa Catarina) - Série B