Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com rodízio, Santa Cruz ainda não tem capitão definido para a decisão da Copa do Nordeste

Uillian Correia está na vez, mas braçadeira pode ficar com outro atleta coral

postado em 29/04/2016 07:24 / atualizado em 29/04/2016 07:23

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
O rodízio de capitães estabelecido por Milton Mendes serviu para dividir responsabilidades entre os mais veteranos do Santa Cruz e amplificar a força nos vestiários daqueles atletas que não carregavam a faixa e também tinham voz ativa nos bastidores. Mas a alternância gerou um impasse para a segunda partida da final da Copa do Nordeste, contra o Campinense. Se seguir a ordem do revezamento, a vez seria de Uillian Correia. Ou seja, em caso da conquista do título regional, seria o recém-chegado volante o encarregado a levantar a taça no domingo, em Campina Grande. Embora seja uma das lideranças, deixaria colegas mais experientes e com mais tempo de casa se sentir o gosto de erguer a “orelhuda”.

Seis jogadores já carregaram a faixa de capitão sob o comando do treinador, que avisou que contava, pelo menos, com oito líderes capacitados para ostentar o simbólico adereço durante os jogos. Uillian Correia havia assumido o posto pela última vez na partida semifinal de volta com o Bahia, na Arena Fonte Nova, logo após Grafite. Como foi o camisa 23 o dono da faixa no primeiro duelo com o Campinense, o cabeça de área, em teoria, está de volta na escala.

Só que há um porém. Grafite pode ter sido capitão na última quarta-feira, no Arruda, apenas por causa da ausência do reserva Alemão e do lesionado João Paulo, que estavam na vez. Se partir deste raciocínio, como o zagueiro segue como opção no banco, seria o meia, que viajou para Campina Grande e pode voltar a jogar, o encarregado a capitanear o Tricolor na Paraíba. A verdade é que não se sabe ainda o dono da função. Nem Milton Mendes parou ainda para estudar o assunto, é o que ele mesmo garante.

“Tenho que ver ainda. Eu não posso pensar dessa forma. Eu sempre disse que minha forma de pensar é coletivamente. Não posso pensar nisso. A minha postura é sempre a mesma nas vitórias ou derrotas, nos momentos positivos ou negativos”, declarou o comandante.

Apesar de quer manter o seu rodízio, Mendes não ignora, entretanto, o fato de o clube contar com ídolos importantes como Tiago Cardoso, que levantou taças como capitão do Santa nos estaduais de 2012, 2013 e 2015 e na Série C do Brasileiro, em 2013, e levava fixamente a braçadeira antes da chegada do técnico; além do próprio Grafite. “A história é importante, mas o revezamento existe e iremos seguir nesse revezamento. Quem for campeão vai ser o Tiago, o Bruno (Moares), o Danny (Morais), o Vitor.... Todos os que estão no plantel.”

O rodízio de capitães de Milton Mendes:

Tiago Cardoso
Ceará 0 x 1 Santa Cruz - Copa do Nordeste

Alemão

Santa Cruz 0 x 0 Rio Branco-ES - Copa do Brasil
*Santa jogou com time misto

João Paulo

Santa Cruz 1 x 1 Sport - Pernambucano

Grafite
Santa Cruz 2 x 2 Bahia - Copa do Nordeste

Uillian Correia

Bahia 0 x 1 Santa Cruz - Copa do Nordeste

Danny Morais

Santa cruz 3 x 1 Náutico - Pernambucano

Tiago Cardoso

Náutico 1 x 2 Santa Cruz - Pernambucano

Grafite

Santa Cruz 2 x 1 Campinense - Copa do Nordeste