Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz intensifica esforços para repatriar Gilberto, de saída de clube norte-americano

Segundo jornal Daily Herald, baixo-custo benefício, lesão e chegada de concorrente holandês apontam para saída do atleta do Chicago Fire; vice coral viajou aos EUA

postado em 26/06/2016 15:29 / atualizado em 27/06/2016 19:17

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

chicago-fire.com/Divulgação
O interesse do Santa Cruz em Gilberto não vai ficar só numa simples sondagem. O vice-presidente do clube, Constantino Júnior, intensificou os esforços para repatriar o jogador, cria da base do Tricolor e atualmente no futebol norte-americano. A fim de concretizar esse sonho, o dirigente viajou a Chicago, nos Estados Unidos, para convencê-lo a retornar ao Arruda. Segundo a imprensa ianque, o atacante pode mesmo deixar a Major League Soccer (MLS) em breve.

Desde o ano passado no Chicago Fire e com contrato a expirar no fim desta temporada, Gilberto fez apenas cinco gols em 20 jogos. Todos em 2015. Nos nove jogos de 2016, não balançou as redes e ainda conviveu com uma lesão. Segundo informações do jornal Daily Herald, o baixo custo-benefício dele, que tem o maior
Reprodução
salário do clube, não tem compensado. Ainda de acordo com o periódico, a chegada do holandês Michael de Leeuw para a posição deve deixá-lo ainda mais sem espaço no time de Illinois. De folga pela realização da Copa América Centenário nos Estados Unidos, o atleta é esperado para treinar no Fire nesta segunda-feira.

Aos 27 anos, Gilberto recebe algo equivalente a R$ 326 mil por mês, um salário que está acima do teto do atual elenco do Santa Cruz - que pertence a Grafite. O alto valor é o principal empecilho para a concretização do negócio, mas a direção do Santa Cruz confia que o atacante aceite reduzir um percentual das cifras. Algo que aconteceu quando ele foi emprestado ao Vasco da Gama, em 2015, pelo canadense Toronto FC. Ainda assim, o Tricolor necessitaria promover uma "engenharia financeira" para fechar o negócio.

De acordo com apuração da reportagem do Superesportes, antes mesmo da viagem do vice coral aos Estados Unidos, as tratativas tomaram corpo quando jogadores do elenco que atuaram com Gilberto no Tricolor, entre 2009 e 2011, endossaram o coro para a volta do atleta ao clube. O que, além da proximidade que teria com familiares, pode também pesar para a volta do ex-coral ao Arruda.