Santa Cruz

SANTA CRUZ

Fim de seca e retrospecto na carreira credenciam Grafite para retomada no Santa Cruz

Após "hat-trick", feito longe de ser inédito em sua trajetória no futebol, veterano espera renovar esperanças do elenco para saída do Z4 da Série A

postado em 30/09/2016 07:50 / atualizado em 30/09/2016 14:49

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

 Paulo Paiva/DP
Os três gols anotados por Grafite contra o Independiente Medellín, no Arruda, foram incapazes de evitar a eliminação do Santa Cruz da Copa Sul-Americana. Mas o feito do veterano na partida foi o bastante para devolver a confiança dele, que estava há 15 jogos (mais de três meses) sem balançar as redes e vivia a pior seca da sua vida. Encerrado o período de “jejum”, em que chegou até a figurar no banco de reservas duas vezes para dar a vaga a Bruno Moraes, o camisa 23 se diz mais leve para voltar a render em alto nível e motivar o grupo para deixar a zona do rebaixamento do Brasileiro. Fazer “hat-tricks”, aliás, não é nenhuma novidade para o jogador. O retrospecto da carreira do centroavante prova que o período que passou em branco no Tricolor foi apenas uma exceção à regra.

Esta não foi a primeira vez que Grafite marcou três vezes numa mesma partida pelo Santa Cruz. Em 2002, na sua segunda passagem pelo clube, alcançou a mesma façanha na vitória por 4 a 0 sobre o Remo, na Série B daquele ano - Jaílson fez o outro gol. Desde que deixou o São Paulo e rumou para o futebol do exterior, foram mais sete “hat-tricks”. Chegou também a fazer quatro gols num só duelo duas vezes. Provas irrefutáveis que o ídolo, apesar da idade avançada, pode ser capaz de muito mais pela equipe coral neste fim de 2016.

Secas de gols também não foram algo muito comum na sua trajetória no futebol. Grafite só passou por “jejum” semelhante ao que sofreu no Arruda só outras duas vezes: o primeiro na temporada 2010/2011, no seu último ano no alemão Wolfsburg, quando ficou dez partidas sem marcar. O outro foi em 2014/2015 por jogos acumulados por dois times: sete pelo Ah-Ahli, dos Emirados Árabes, e três pelo Al-Sadd, do Catar.

Resta ao Santa Cruz escapar de um quase concreto rebaixamento à Série B. Missão que beira o impossível (o time precisa de um aproveitamento de campeão para não cair). O passado de Grafite e o fim da má fase, entretanto, dão perspectivas para tempos melhores ao atacante e também ao time coral. O veterano afirma que tirou “um peso das costas”. Depois de ter renovado as suas forças, espera renovar a do resto do grupo também.

“Sei que minha palavra tem um peso muito grande. Não é porque eu sou o Grafite, mas eu sei que quando todo mundo se ajuda, a força é maior. Eu sei da minha liderança aqui”, declarou. “Eu sei que eles (jogadores) vão estar esperando minha liderança. E eu espero liderá-los da melhor maneira possível”, emendou.

O técnico Doriva conta bastante com esta ajuda de Grafite a fim de vislumbrar horizontes melhores para o Santa Cruz no Brasileirão. “Jogos como esse (contra o Independiente Medellín) nos dá parâmetro de melhora. E podemos ver nomes como o Grafite, que voltou a marcar gols, começarem a ver a confiança sendo devolvida.”

"Hat-tricks" de Grafite após saída do Brasil
:

8 de março de 2013 (Liga Premier)
Dubai 3 x 6 Al Ahli Dubai

21 de outubro de 2012 (Liga Premier)
Al Ahli Dubai 5 x 1 Al Shabab

13 de abril de 2012 (Liga Premier)

Al Ahli Dubai 5 x 2 Dubai

22 setembro de 2011 (Copa Emirados)
Al Ahli Dubai 3 x 3 Al Sharjah

15 de setembro de 2009 (Liga dos Campeões da Uefa)

Wolfsburg 3 x 1 CSKA Moscou

13 de março de 2009 (Campeonato Alemão)

Wolfsburg 4 x 3 Schalke 04

8 de novembro de 2008 (Campeonato Alemão)

Wolfsburg 3 x 0 Energie Cottbus

Jogos em que fez quatro gols:

23 de setembro de 2012 (Liga Premier)

Al Ain 3 x 6 Al Ahli Dubai

23 de novembro de 2012 (Liga Premier)
Al Wahda 2 x 6 Al Ahli Dubai

Grafite no Santa Cruz em 2016

47 Jogos/ 45 Como titular/ 19 Gols
8 Gols na Série A/ 3 no Estadual/ 5 na Copa do Nordeste/ 3 na Sul-Americana