Santa Cruz

SANTA CRUZ

O primeiro passo da obra: Santa Cruz inicia limpeza e terraplanagem no terreno do CT

Após processo, prioridade é construção do primeiro de três campos previstos

postado em 02/12/2016 16:55 / atualizado em 02/12/2016 19:14

Yuri de Lira/DP
O primeiro passo para a construção do centro de treinamento do Santa Cruz, finalmente, foi dado. Nesta sexta-feira, se iniciou o processo de limpeza e terraplanagem no local. A área, que margeia a PE-016, em Camaragibe, e chega até o bairro da Mumbeca, em Paulista, não tem data ainda para receber a sua pedra fundamental. Esta parte inicial da obra, que visa nivelar todo o terreno, deve terminar no fim de dezembro para se poder erguer um dos três campos oficiais previstos no projeto.

As obras no futuro centro de treinamento vêm sendo conduzidas pela Comissão Patrimonial do Santa Cruz, encabeçada pelo presidente da pasta, Antônio Luiz Neto. Ele e mais quatro outros membros desta junta (Rodolfo Aguiar - que dá nome ao CT -, João Caixero, Sílvio Ferreira e Carlos Simeão) estiveram nesta manhã no terreno para acompanhar o começo da terraplanagem.

“O processo de limpeza do material orgânico dura cerca de sete dias; o da compactação do solo e terraplanagem em si, em média, mais 12 dias. A partir daí, poderemos começar a construção dos prédios, apartamentos, alojamentos", disse o engenheiro e diretor da obra, João Paulo Carvalho. Mas essas edificações não serão imediatamente feitas após o processo de arrumação do terreno. Um campo oficial, cujo tempo de construção varia de três a quatro meses, é a prioridade e deve ser a primeira estrutura a ser construída no CT.

"A gente está na intenção de iniciar com um campo, até para poder aumentar a fé do torcedor. Vai ter campanha de divulgação para eles saberem que a obra agora, realmente, está sendo feita", pontuou o engenheiro.

A Comissão Patrimonial espera não parar mais o andamento da obra. Mas esbarra na questão financeira. Por isso, a finalização do projeto segue sem prazo. "Vai depender da verba", contou o profissional. Caso se tenha dinheiro suficiente, o CT ficaria pronto "em não mais de dois anos".

O valor inicial estimado para a construção do centro treinamento está na casa dos R$ 2,5 milhões. Para erguê-lo por completo, a previsão é que um total de R$ 5 milhões seja gasto. O projeto final conta com três campos oficiais, quatro unidades funcionais (administrativa, médica, esportiva e alojamento), 55 quartos - sendo 23 para atletas profissionais e 32 para as categorias de base.

Comprado em março de 2012 com parte da verba da venda do atacante Gilberto ao Internacional, o terreno tem dez hectares, mas oito estão inativos porque é área de preservação de Mata Atlântica. A área que vai receber as primeiras obras é de 3.540 metros quadrados. A conclusão da obra foi uma das promessas não cumpridas pelo presidente Alírio Moraes no começo de sua gestão, no ano passado. O mandatário pretendia terminar 2015 com o CT pronto, porém esbarrou em dificuldades financeiras que impediram o avanço do projeto.