Santa Cruz

SANTA CRUZ

Depois de cinco anos, Santa Cruz inicia uma temporada sem contar com um "camisa 9"

Atacante de beirada, jovem André Luís é quem deve ocupar posto de centroavante na estreia da Copa do Nordeste após saída de Zé Carlos

postado em 24/01/2017 08:30 / atualizado em 24/01/2017 09:33

Ricardo Fernandes/DP
Há tempos que o Santa Cruz não inicia uma temporada sem um “camisa 9” de ofício. Depois de o veterano Zé Carlos ter deixado o clube, a direção não contratou outro jogador à altura para jogar a partida de estreia da Copa do Nordeste nesta quarta-feira. André Luís, de 19 anos, é quem deverá atuar como titular da vaga contra o Campinense-PB, no Estádio Amigão. Promovido ao elenco profissional em 2016, o jogador não tem a “grife” de Zé Carlos, tampouco dos centroavantes que a torcida coral se acostumou a ter nos últimos anos.

Desde 2012, o Santa Cruz vem começando as suas temporadas com uma referência no ataque que, críticas à parte, corresponderam com bolas nas redes adversárias. Dênis Marques foi este goleador por dois anos. Quando deixou o Arruda já como ídolo, Léo Gamalho o substituiu, em 2014. Em seguida, Betinho, que foi reserva de Gamalho, acabou herdando a vaga, em 2015. Apesar das atuações contestáveis, chegou a ser o artilheiro da equipe no Estadual. Grafite, contratado só na metade do ano retrasado, fez com que o Tricolor entrasse em 2016 com um atacante respaldado para se tornar artilheiro. Terminou o ano como segundo goleador da Série A, com 13 gols.

Vindo das categorias de base do Atlético-PR, André Luís, por sua vez, integrou o elenco sub-20 do Santa Cruz no fim ano passado após ter se destacado no Campeonato Pernambucano da categoria. Mas nem mesmo centroavante ele é. Exerce a função, porém começou a carreira como atacante de beirada. “Ano passado, eu joguei mais aberto, que é a minha função de origem. O técnico Vinícius Eutrópio preferiu me colocar mais centralizado e vou procurar corresponder ao máximo”, declarou o jogador.

Pablo Kennedy/Santa Cruz
A inspiração para ele pode ser Gilberto, prata da casa coral e atualmente no São Paulo. Assim como André Luís, viu a chance de ser o centroavante coral cair no seu colo, em 2011. Sob o comando de Zé Teodoro, superou a concorrência de Thiago Cunha e Rodrigo Gral, foi se firmando na posição devagarinho e se sagrou campeão e vice-artilheiro daquele Pernambucano - com 9 gols. Logo depois do Estadual, terminou sendo negociado com o Internacional.

Confiança em alta
Pelo menos durante a pré-temporada, André Luís não tem chamado atenção. O que reforça a necessidade da direção de contratar centroavantes. A confiança dele, entretanto, está em alta. Não pensa em deixar a titularidade. “Substituir o Zé Carlos é uma tarefa difícil, mas não impossível.” Manda o aviso para os concorrentes à vaga. "Vou me adaptar aos poucos à posição e quem chegar vai ter que mostrar muita coisa para tomar o lugar”, disse.

Os últimos "camisas 9" do Santa Cruz

2012
Dênis Marques
(37 jogos e 27 gols)

2013
Dênis Marques
(36 jogos e 14 gols)

2014
Léo Gamalho
(57 jogos e 16 gols)

2015
Betinho
(14 jogos e 5 gols)

2016

*Grafite
(56 jogos e 24 gols)
* em 2015, fez 15 jogos e 7 gols