Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz visita o Uniclinic-CE para reaver liderança e se aproximar de classificação

Às 16h30 deste sábado, em Horizonte, equipe tricolor volta a enfrentar pior time da Copa do Nordeste com nova obrigação de vitória

postado em 24/02/2017 19:00 / atualizado em 24/02/2017 18:27

Mandy Oliver/Esp.DP
O empate sem gols do Campinense-PB com o Náutico, na última quinta-feira, fez o Santa Cruz deixar o topo da sua chave na Copa do Nordeste. O time paraibano tomou a liderança, mas o Tricolor tem a chance de retomá-la às 16h30 deste sábado, contra o lanterna Uniclinic, em Horizonte-CE - em jogo de complemento da rodada do grupo A. O time coral é um dos melhores segundos colocados e poderia ainda se classificar às quartas de final por esse critério. Mas reaver a primeira posição para trilhar um caminho sem riscos à próxima fase é a prioridade do clube.

Os corais reconhecem a responsabilidade da vitória. Evidente. Derrotar o Uniclinic-CE vai encaminhar a classificação do Santa Cruz. Caso ganhe nesta tarde, a dois jogos do fim da fase de grupos, precisaria só de mais quatro pontos para terminar como líder da chave (isso no pior cenário possível). Aparentemente, a missão de bater o time cearense é simples. Afinal, o adversário sequer pontuou no Nordestão, é o pior entre os 20 participantes e já sofreu duas goleadas por 4 a 0 - uma para o Náutico e a outra para o próprio Tricolor, na rodada passada, no Arruda.

Para o técnico Vinícius Eutrópio, o Santa não pode se enganar com o retrospecto do “azarão” Uniclinic-CE. Como discurso de praxe ou não, aponta a partida como a mais complicada da  temporada. “A primeira armadilha é não respeitar o adversário. Segundo, eles vão querer tirar ponto e exercer a vantagem do mando de campo. Para isso, a gente tem que estar preparado. Preparei o nosso grupo a semana toda com relação a este jogo no sentido de foco, respeito e superação. É assim que a gente vai encarar, como uma decisão. Vai ser encarado como a partida mais difícil do ano.”

Embora tenha perdido a liderança, Eutrópio avaliou como “bom” para o Santa Cruz o empate entre Náutico e Campinense-PB, na Arena de Pernambuco. Afinal, o Timbu é quase um concorrente a menos, já que vê a liderança como algo quase inatingível e depende do improvável para avançar de fase. O técnico projeta a classificação coral com um aproveitamento superior 50%, ou seja, pouco mais de nove nove pontos. Por isso, com sete somados na tabela, acredita que uma vitória no Ceará adianta a vida do Tricolor no torneio.

“A gente não pode fazer especulações porque não sabe o que vai acontecer nas próximas rodadas, mas hoje, não só estaríamos em primeiro da chave, mas entre os três primeiros do torneio, com mais de 50% de aproveitamento. A nossa projeção é fazer mais de 50% de aproveitamento para garantir a primeira colocação ou uma vaga em segundo lugar. Como a nossa chave é equilibrada, buscaremos sempre o primeiro lugar", sentenciou.

Dúvida
O Santa Cruz embarcou para o Ceará, ontem, com uma interrogação na na escalação. Conforme indicou nos treinos da semana, o técnico Vinícius Eutrópio afirmou que está ainda em dúvida entre Thiago Primão e William Barbio para ocupar a vaga de Léo Costa, em recuperação física após incômodos na coxa esquerda. Assegurou que a indefinição não é para fazer mistério, mas porque, de fato, ainda não escolheu qual dos dois irá jogar. Certo é que o volante Elicarlos, suspenso e machucado na coxa direita, cede vaga a Wellington Cézar.

Adversário
O Uniclinic-CE vive um inferno astral também no Campeonato Cearense. Não ganha há quatro jogos na competição e perdeu os três últimos. Na semana passada, ainda foi eliminado na Copa do Brasil ao perder de 2 a 1 da Portuguesa, no Ceará. A derradeira vitória Águia de Precabura foi há quase um mês: em 29 de janeiro, quando bateu o lanterna Itapipoca por 2 a 0, fora de casa - pelo Estadual.

Uniclinic-CE
Dionantan; Amaral, Anderson Sobral, Airton Júnior. e Eusébio; Guídio, João Neto, Jerson e Vanim; Edson Cariús e Netinho. Técnico: Roberto Carlos.

Santa Cruz
Julio Cesar; Vitor, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Wellington Cézar, David, Thomás, Thiago Primão (William Barbio) e Everton Santos; Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Estádio: Domingão (Horizonte-CE). Horário: 16h30. Árbitro: Mayron dos Reis Novais (MA). Assistentes: Antônio Fernando de Sousa Santos (MA) e Djavan Costa da Silva (MA).