Santa Cruz

SANTA CRUZ

Eutrópio celebra próprio início no Santa Cruz e se surpreende com desempenho da defesa

Treinador garante que consolidou, recentemente, bons trabalhos defensivos no Figueirense e Chapecoense, mas escorregou nos números

postado em 01/03/2017 17:16 / atualizado em 01/03/2017 17:18

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O treinador Vinícius Eutrópio acumula um retrospecto positivo pelo Santa Cruz neste começo de temporada. Mantém o Tricolor invicto após oito jogos oficiais e um amistoso, com um aproveitamento de 70,3%. Números que ganham ainda mais notoriedade pelo fato de ter montado o elenco coral praticamente do zero, a partir de dezembro do ano passado. O desempenho defensivo da equipe, que só foi vazada cinco vezes até aqui, chega a surpreender o comandante coral.  

"De certa forma, sim (surpreende)", disse o treinador, garantindo também que consolidou bons sistemas defensivos nos seus dois últimos trabalhos na elite do Brasileiro, com Figueirense e Chapecoense - equipes que comandou em 2016 e 2015, respectivamente.

"Quando saí, até foi uma coincidência, tinham a quinta melhor defesa. Numa Série A, isso não é fácil com equipes inferiores politicamente, estruturalmente e financeiramente das outras. Então, digo que estou mantendo a minha média de defesa bem postada e time bem equilibrado."

Na verdade, porém, a Chape era apenas a 12ª defesa menos vazada quando ele foi demitido na 25ª rodada daquele Brasileirão, com 27 gols sofridos - atrás de Corinthians (19); Vitória (20); Grêmio (21); Atlético-MG e Goiás (23); Coritiba (25); Atlético-PR, Internacional, Sport e Cruzeiro (26). No fundamento, a Chapecoense ainda estava empatado com São Paulo e Palmeiras.

Em 2016, ao sair do Figueira na 14ª rodada e com 17 gols sofridos, outros nove times obtiveram desempenhos defensivos melhores que o do treinador: Corinthians (10); Santos, São Paulo e Internacional (13); Palmeiras e Atlético-PR (14), além de Grêmio, Flamengo e Fluminense (15).

Com cinco vitórias e quatro empates, o retrospecto geral do Tricolor neste começo de ano também é comemorado por Eutrópio. "Já tive experiências boas, positivas. Com esse números tão fortes, com uma média tão alta, não. Tivemos o Grêmio Prudente, o Estoril, de Portugal, mas esta média está muito boa, satisfatória. Credencio isso a tudo que está acontecendo no Santa Cruz, a todo mundo que trabalha no Santa Cruz: o grupo de jogadores, a própria direção e, claro, a comissão técnica." De fato, nunca o comandante deixou um clube com um rendimento tão alto na carreira.