Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa reedita "decisão" com Campinense por classificação sem sustos no Nordestão

Matemática joga a favor do Tricolor às 21h45 desta quarta-feira, no Arruda, mas time quer exorcizar relaxamento e vencer a Raposa

postado em 22/03/2017 08:00 / atualizado em 22/03/2017 18:40

Ricardo Fernandes/DP
Finalistas da Copa do Nordeste do ano passado, Santa Cruz e Campinense voltam a travar uma "decisão" - marcada para as 21h45 desta quarta-feira, no Arruda. Decisão, porém, desta vez restrita apenas ao Tricolor, que enfrenta um adversário já assegurado no mata-mata desta edição do Regional e que só briga pelo primeiro lugar da chave. A vaga da Cobra Coral está bem encaminhada, é fato. A matemática joga a favor do Mais Querido, mas os jogadores e o treinador Vinícius Eutrópio preferem esquecer que até mesmo uma derrota poderá classificá-los. A ordem no time, que tem oscilado durante a temporada, é deixar a instabilidade de lado, exorcizar o relaxamento e vencer.

Além da garantia de uma classificação sem sustos às quartas de final da competição, uma vitória sobre o Campinense também devolve a liderança do grupo A ao Santa Cruz e lhe dá a chance de decidir em casa o primeiro mata-mata e, posteriormente, nas partidas eliminatórias contra times cujas campanhas nesta primeira fase foram inferiores a sua. Por isso, vencer virou uma determinação de Eutrópio, que não se furta em falar que vai "jogar para ganhar".

Os jogadores compreendem o cenário favorável para a classificação do Santa Cruz, porém afastam a possibilidade de uma comodidade do Tricolor na partida. "Quando você fala confortável, parece um pouquinho de descaso, de preguiça. Não quero que a gente tenha esse relaxamento. No futebol, a pior coisa que tem é quando você depende dos outros, não depende só de suas forças. Quero entrar com a cabeça boa para classificar com os nossos méritos", pontuou o goleiro Julio Cesar. "Não tem como relaxar. É impossível relaxar. É entrar dentro do campo e jogar bola", garantiu o meia Thomás.

O treinador Vinícius Eutrópio também descarta algum tipo de negligência ou omissão da equipe tricolor nesta noite. Diz que tem sempre cobrado que os atletas mantenham o nível de atenção a cada jogo (embora muitas vezes no ano não tenha sido correspondido nesse aspecto). "A gente os desperta o tempo todo, coloca os jogadores na zona de desconforto e mostra que o futebol não permite momento nenhum de relaxamento. Independentemente disso, vamos enfrentar um adversário perigosíssimo, que se criou uma rivalidade sadia e que a gente precisa demonstrar um nível de concentração alto", afirmou.

Time
Anderson Salles agarrou a oportunidade que recebeu. Agora é considerado titular do Santa Cruz. Depois de ter atuado no lugar do machucado Bruno Silva nos dois últimos jogos da temporada, o zagueiro foi confirmado pelo técnico Vinícius Eutrópio na equipe que entra em campo contra o Campinense. Recuperado da lesão, Bruno, aliás, é quem agora disputa com Jaime a segunda vaga da zaga tricolor. O resto da escalação será a mesma da partida passada. O comandante afirmou que a escalação de Anderson Salles muito se deve ao desempenho dele nas bolas paradas, fundamento ao qual já balançou as redes duas vezes pelo clube.

Adversário

O Campinense é mesmo um oponente perigoso, como definiu Eutrópio. Tem se acostumado a jogar a Copa do Nordeste. Conquistou a taça em 2013, ano que a competição voltou a ser disputada, e foi vice do Santa Cruz, no ano passado. Comandada pelo técnico Sérgio China, a Raposa vem de um empate sem gols no clássico local com o Treze, pelo Campeonato Paraibano - onde figura em segundo lugar. O Rubro-negro não perde desde 29 de janeiro, quando foi derrotado para o Internacional-PB no Estadual. De lá para cá, acumula 12 partidas seguidas de invencibilidade na temporada.

A matemática do Santa Cruz

Vitória: classifica o time em primeiro lugar do grupo
Empate: classifica como um dos três melhores segundos colocados
Derrota: só não se classifica se o Náutico reverter uma desvantagem de quatro gols de saldo.

Ficha do jogo

Santa Cruz
Julio Cesar; Vitor, Anderson Salles, Jaime (Bruno Silva) e Tiago Costa; Elicarlos, David, Léo Costa, Everton Santos e Thomás; Halef Pitbull. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Campinense

Gledson; Osvaldir, Joécio, Rafael Jensen e Gilmar; Negretti, Magno, Fernando Pires e Diego Torres; Augusto e Maranhão. Técnico: Sérgio China.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Horário: 21h45. Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE). Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Rodrigo Guimarães Pereira (SE).