Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em boa fase após mau início, Thiago Primão se reencontra em nova função no Santa Cruz

Meia vem atuando como segundo volante e tem ajudado melhora ofensiva

postado em 23/06/2017 08:26 / atualizado em 23/06/2017 08:26

Juarez Rodrigues/EM/DA Press
Desde o início da Série B, a comissão técnica do Santa Cruz parece estar em busca da recuperação do futebol do meia Thiago Primão. Ou melhor: do futebol que fez os dirigentes apostarem no meia. Os atributos, enfim, parecem começar a aparecer. Presente em todos os jogos da Segundona, o atleta, alvo constante de críticas da torcida e imprensa até pouco tempo atrás, teve atuações mais consistentes nos últimos jogos.
 
Apesar de ser contratado como meia, o jogador não vem sendo utilizado na equipe na sua posição de origem, como cérebro do time. A função é de "coadjuvante" do setor de criação. Mas vem dando uma contribuição efetiva dessa forma. Desde a saída do volante David, é dele a responsabilidade de carregar a bola do setor defensivo até o meia Léo Lima, principal articulador, e aos atacantes. E desde que assumiu a função, foi possível observar uma mudança no ritmo de saída de bola da equipe, com mais precisão nos passes. 
 
Como aconteceu contra o América-MG. O camisa 93 foi o atleta que mais acertou passes no Santa Cruz. Dos 58 passes tentados, o atleta conectou 52. Foi a segunda melhor partida dele nesse quesito. Um reflexo de outra mudança: a individual. É nítido que Primão está se soltando cada vez mais. Talvez, a comunicação com Elicarlos, o companheiro na cabeça de área, tenha sido um dos motivos da evolução.
 
“Apesar de não ser volante de origem, ele (Primão) está ajudando bastante no meio. Gino estava bem e Wellington (Cézar) também. A gente procura sempre se comunicar, já que não estamos tendo tempo de treinar. Temos que manter a tranquilidade e estamos conversando para se organizar”, comentou Elicarlos.

Qualidade

Outra função que Primão vem fazendo é ajudar os laterais a saírem mais para o jogo. O lateral-esquerdo Roberto revelou que o atleta está incentivando tanto ele como Nininho a avançarem mais, porque passa segurança nas coberturas. “Com a entrada do Primão, melhora muito a qualidade. Ele é muito técnico. Ele ajuda os lados e nos ajuda a sair para o jogo. Ele consegue cobrir ali atrás e as jogadas de contra-ataque.”
 
Neste sábado, o atleta provavelmente estará entre os titulares e é bom ficar de olho nele. Se a saída de bola estiver fluindo bem, pode ter certeza que o baixinho de 1,63m estará envolvido.