Sport

Ilha do Retiro

Sport perde muitos gols, empata com Fluminense e se complica na Série A

postado em 25/11/2012 17:59 / atualizado em 25/11/2012 22:27

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O Leão esteve perto da vitória. Depois de verem Fred deixar o Fluminense em vantagem, os rubro-negros buscaram o empate e por muito pouco não alcançaram a virada. Tiveram, entretanto, de se contentar com o 1 a 1. Resultado que manteve o Sport vivo na briga contra o rebaixamento. A situação, porém, está muito mais delicada. Agora, é preciso vencer o Náutico nos Aflitos e torcer por uma derrota da Portuguesa, contra a Ponte Preta, ou do Bahia, contra o Atlético-GO.

A postura dentro de campo externava o cenário do jogo para os rubro-negros. O Sport não encarava uma equipe ressacada pela conquista de seus objetivos. O adversário era o campeão brasileiro. Empurrada por uma torcida que participava ativamente da partida, o Leão adiantou a sua marcação e envolvia os cariocas com muita movimentação em sua intermediária ofensiva.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE A

Mas a cada investida, ficava evidente a falta que Cicinho fazia ao time. Um a um, Gilsinho, Renato e Moacir desperdiçavam oportunidades em cruzamentos sem direção. Passado o afã inicial, o Fluminense fez da tranquilidade um aliado. Enquanto os rubro-negros começavam a bater cabeça, o campeão brasileiro tratou de colocar a bola no chão e controlar as ações. E aos 27 minutos, Fred mostrou o motivo pelo qual foi escolhido o craque da competição. Na primeira oportunidade que teve, o artilheiro tricolor deixou a sua marca. Num escanteio mal rebatido pela zaga leonina, a bola parou nos pés do camisa 9, que com frieza, deslocou Saulo com um chute firme.

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O golpe de Fred fez Jason rodar e cair no chão. Zonzo, mas não morto. Pouco depois, a notícia do gol da Portuguesa sobre o Inter atingiu a torcida como um golpe seco. Mas os rubro-negros se recusavam a acreditar na queda. Em um dos lances mais importantes do ano, Gilberto recebeu um bom lançamento e com um toque, lançou Felipe Azevedo numa corrida contra Leandro Euzébio. O atacante venceu a disputa e com um toque por cima de Diego Cavalieri, reacendeu a esperança leonina.

O jogo seguia 1 a 1 aos 20 minutos do segundo tempo e àquela altura, o Bahia vencia o Náutico por 1 a 0 e a Portuguesa batia o Inter por 2 a 0. Resultados que rebaixavam o Leão. Mas não havia abatimento na arquibancada. No último compromisso do time na Ilha do Retiro, a torcida empurrou a equipe enquanto houve fôlego. Já sem Hugo, que deixara o campo contundido, o Sport dependia de uma total entrega dos atletas para reverter a delicada situação.

Os lances seguintes levaram a partida para a qualidade de inacreditável. Em pelo menos três oportunidades, os defensores da equipe carioca evitaram o segundo gol do Leão em cima da linha. Digão, Valencia e o próprio Cavalieri impediram a virada.    

Sport
Saulo; Renato (Rithely), Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo (Willians); Gilsinho, Felipe Azevedo e Gilberto (Henrique). Técnico: Sérgio Guedes.

Fluminense
Cavalieri; Wallace, Digão, Leandro Euzébio (Elivélton) e Carlinhos; Edinho, Valencia, Jean e Thiago Neves (Marcos Júnior); Rafael Sobis (Samuel) e Fred. Técnico: Abel Braga.

Estádio: Ilha do Retiro.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Guilherme Dias Camilo (Asp Fifa-MG).
Gols: Felipe Azevedo (S) e Fred (F).
Cartões amarelos: Reinaldo (S), Wallace e Carlinhos (F).
Público: 32.937.
Renda: R$ 387.720,00.