Sport

Comandante

Campeão precoce, Baptista conquistou dois títulos em três meses no Sport

Em curto espaço de tempo, treinador leonino conseguiu o que muitos técnicos não têm com anos de experiência

postado em 24/04/2014 08:50 / atualizado em 24/04/2014 10:32

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Quando Eduardo Baptista aceitou o desafio de deixar de ser preparador físico para tornar-se treinador, ouviu o pai, Nelsinho Batista. Ganhou o estímulo que precisava. Mas sabia que, dali para frente, tudo dependeria dele, do seu trabalho e do seu esforço. Deixar a retaguarda e ganhar a linha de frente teria as suas consequências. Agora, como treinador, ele estaria exposto à avaliação do torcedor, nem sempre justa e racional.

Em quase três meses de trabalho, Eduardo Baptista conseguiu o que muitos treinadores não têm com anos de experiência. Ontem, levantou a sua segunda taça. Sagrou-se campeão pernambucano. Antes, já havia conquistado a Copa do Nordeste. Apesar do pouco tempo de comando, o treinador teve participação decisiva no sucesso do time. Quando ele assumiu, em fevereiro, efetivado após duas semanas como interino, o Sport beirava o caos.

Eduardo Baptista tinha em mãos um elenco que ele conhecia bem, pelo trabalho como preparador físico, e com um bom nível técnico. Seu principal desafio era organizar a equipe e dar a ela um padrão de jogo. Acertou em cheio. Saber arrumar o time, encontrando um equilíbrio entre defesa e ataque (e superando uma dificuldade no setor de criação, ainda carente de peças), foi o grande mérito do treinador.

Os multicampeões

Emerson Leão

1987
Campeonato Brasileiro

2000
Campeonato Pernambucano

Givanildo Oliveira

1992, 1994 e 2010
Campeonato Pernambucano

1994
Copa do Nordeste

Nelsinho Batista

2008
Copa do Brasil e Campeonato Pernambucano

2009
Campeonato Pernambucano

Eduardo Baptista

2014
Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano