Sport

SPORT

Ewerton Páscoa volta ao Sport com missão de diminuir falhas da defesa no jogo aéreo

Substituto do titular, Oswaldo teve ligação com quatro gols de cabeça dos adversários

postado em 27/08/2014 08:27 / atualizado em 27/08/2014 08:30

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Ewerton Páscoa irá voltar ao time em um momento bastante oportuno. Em uma hora em que o Sport começa a sofrer gols de jogadas aéreas. Uma responsabilidade vem recaindo quase toda em seu substituto, Oswaldo. Embora efetivo para desarmar os adversários, o zagueiro acabou sendo responsável direto por quatro gols sofridos após bolas alçadas na área rubro-negra nas últimas três partidas que atuou. Falhou gravemente na antecipação. Os recentes deslizes do atleta deixaram claro que a zaga formada por Páscoa e Durval se mostra bem mais eficiente no jogo por cima. Recuperado de uma distensão na coxa direita que o afastou das partidas por duas semanas, o titular retoma a posição sem imputar culpa a ninguém. Poupa o seu reserva. Mas está ciente que os erros precisam ser logo sanados.

Eduardo Baptista sinalizou que vai mesmo acionar Páscoa entre os titulares do Leão. Escalou-o no treino coletivo dessa terça-feira, na Ilha do Retiro. Vai prezar pela experiência. Por desempenhos mais regulares na zaga. Mas também não minimiza as qualidades de Oswaldo. Pensa a longo prazo. Com apenas 21 anos de idade, o zagueiro prata da casa é tratado pelo treinador como um diamante a ser lapidado. O técnico o enxerga até como um “novo Durval” para o Sport em um futuro não tão distante. Justamente por isso, prefere poupá-lo. Tirá-lo de um cenário já de contestações.

Eduardo Baptista, ao mesmo tempo, quer celeridade para arrumar o sistema defensivo do Sport. Depois do 4 a 0 sofrido para o Fluminense no último domingo, no Rio, não quer que a sua retaguarda repita o pífio desempenho nesta quinta-feira - na estreia do time na Sul-Americana, contra o Vitória-BA, na Ilha. Páscoa volta, portanto, sabendo do recente mau retrospecto da defesa leonina na Série A. Porém, é polido. Consciente ao ponto de blindar Oswaldo das visíveis falhas dele.

“O Sport vem tomando muitos gols de bolas aéreas, é verdade. Não creio que foi porque eu estava fora. Mas é hora de acabar com esses problemas. É hora de dar um ponto final nessas falhas e voltarmos a ser forte defensivamente. Agora, é ainda mais importante não sofrer gols em casa na Sul-Americana, que é uma competição de mata-mata. Se fizermos isso, temos meio caminho andado”, disse. Mostra-se ainda otimista. Pensa em ser campeão continental. “O nosso time entra pensando em título. Temos que ter foco para vencer. Sabemos que temos totais condições de sermos campeões."

Páscoa e Durval na Série A
Sport 1 x 0 Bahia
Vitória 0 x 1 Sport
Sport 1 x 0 Botafogo
Goiás 0 x 0 Sport
Sport 2 x 1 Atlético Mineiro (sofreu 1 gol de pênalti, mas Oswaldo já havia entrado no lugar de Páscoa quando o Galo diminuiu)
Figueirense 3 x 0 Sport (sofreu 1 gol de cabeça, em cima de Durval)

Oswaldo e Durval na Série A
Sport 1 x 1 Atlético-PR (sofreu 1 de cabeça, em cima de Oswaldo)
Sport 2 x 1 Palmeiras (sofreu 1 gol após rebote de cabeçada, em cima de Oswaldo)
Fluminense 4 x 0 Sport (sofreu 2 gols de cabeça, ambos em cima de Oswaldo)

Oswaldo e Páscoa na Série A
Flamengo 1 x 0 Sport (sofreu 1 gol de cabeça, em cima de Oswaldo)

*Ferron e Durval formaram dupla contra Santos, Inter, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro e Corinthians. Ferron e Páscoa, contra o Grêmio