Sport

SÉRIE A

Após primeiro tempo ruim, Sport supera vaias da torcida e vence Criciúma por 2 a 0

Gols de Neto Baiano e Danilo no segundo tempo deram triunfo na Ilha do Retiro

postado em 31/08/2014 17:53 / atualizado em 31/08/2014 20:17

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport chegou a transparecer que não venceria o Criciúma. Neste domingo, tentanto se recuperar no Campeonato Brasileiro da Série A e apagar a impressão deixada na estreia da Sul-Americana, o Rubro-negro enfrentou um limitado Criciúma, na Ilha do Retiro. Por pouco não terminou a etapa inicial perdendo deles. Foi para o intervalo vaiado. Mas com uma postura diferente desde o começo do segundo tempo, os leoninos mataram o adversário em apenas seis minutos: 2 a 0. Neto Baiano fez o primeiro. Acabou o seu jejum do oito partidas sem balançar as redes. O Leão, por sua vez, terminou agosto (o pior mês da temporada ao lado de maio), com o alento de ter ganho. Reúne forças agora para classificar-se à fase internacional da "Sula" na próxima quarta-feira, quando enfenta o Vitória, em Salvador.

Eduardo Baptista promoveu quatro mudanças em relação ao time que perdeu para o Vitória na estreia da Sul-Americana, na última quinta. O lateral direito Vitor no lugar de Patric. Na zaga, Ferron ganhou a disputa com Oswaldo e assumiu o posto do machucado Ewerton Páscoa. Também lesionado, Ananias saiu para a entrada de Danilo. O técnico recorreu também a Diego Souza para substituir Ibson - que sentiu dores musculares em cima da hora e acabou só na reserva.

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2014/08/31/910/20140831172232427043e.JPG', 'id_content': 2889014L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,56/2014/08/31/galeria_sport,910/veja-fotos-do-jogo-entre-sport-e-criciuma-na-ilha-do-retiro-pela-serie-a.shtml', 'titulo_destaque': 'Veja fotos do jogo entre Sport e Crici\xfama na Ilha do Retiro pela S\xe9rie A', 'id_pk': 910L, 'id_conteudo': 2889014L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Veja fotos do jogo entre Sport e Crici\xfama na Ilha do Retiro pela S\xe9rie A', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Equipes se enfrentam pela 18\xaa rodada do Campeonato Brasileiro', 'schema': 'foto_12711703576'} 

Mesmo com uma equipe repaginada, os leoninos iniciaram o jogo sem ímpeto. Eram frequentes erros de saída de bola. Antes de dez minutos completos, os torcedores já começavam a perder a paciência. O Criciúma se impunha. Cléber Santana chegou a perder um gol feito, salvo por Magrão. A torcida, portanto, externou ainda mais a sua irritação com a entrada do contestado Zé Mario no lugar de Diego Souza. O meia, ainda mal fisicamente, acabou sentindo incômodos na coxa esquerda e precisou ser substituído precocemente.

A equipe catarinense seguiu com mais posse de bola no confronto. Criou boas chances. Acertou a trave de Magrão duas vezes. Cléber Santana jogava praticamente solto. Conseguiu se sobrepor à marcação do meio-campo dos mandantes. Enquanto isso, o Sport assustava o goleiro Luiz em lances esporádicos. A maioria, em chutes de longa distância.

Segundo tempo
Novamente com uma participação pouco efetiva, Zé Mario foi substituído no intervalo. Patric, barrado do time titular, foi reutilizado. Não como lateral. Passou a atuar aberto, próximo ao ataque. A nova postura surtiu efeito desde o reinício da partida. Mais ávidos, os rubro-negros exploraram as pontas com ele e Danilo. Fizeram o primeiro aos quatro. Em um rebote, Neto Baiano abriu a contagem. Dois minutos depois, um contra-ataque resultou em um gol do próprio Danilo. Fulminante. Na metade do segundo tempo, Baptista recuou Patric. Colocou Augusto César. Fechou-se. O Criciúma pouco pôde fazer.

Sport 2
Magrão; Vitor (Augusto), Ferron, Durval e Renê; Wendel, Rithely, Danilo, Felipe Azevedo e Diego Souza (Zé Mario (Patric)); Neto Baiano.Técnico: Eduardo Baptista.

Criciúma 0
Luiz; Eduardo (Luis Felipe), Gualberto, Fábio Ferreira e Cortez; Serginho (Giovani), Rodrigo Souza, Cleber Santana e Rafael Costa (Maurinho); Lucca e Souza. Técnico: Wilson Vaterkemper (interino).

Estádio: Ilha do Retiro (Recife-PE)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira-SP (Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rogério Pablos Ganardo, ambos de SP
Gols: Neto Baiano (4' do 2T, Sport) e Danilo (6' do 2T)
Cartões amarelos: Rafael Costa, Serginho, Eduardo e Cortez (Criciúma); Zé Mário, Danilo e Wendel (Sport)
Público: 12.869
Renda: R$ 202.760

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press