Sport

SPORT

Fisiologia do Sport teme novas contusões nos atletas: "É um risco que a gente corre"

Tacão lamenta série de lesões, mas vê problema natural neste período da temporada

postado em 01/09/2014 18:13 / atualizado em 01/09/2014 20:17

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press

O trabalho do departamento de fisiologia do Sport foi irretocável no primeiro semestre. Apesar de os jogadores apresentarem um alto rendimento físico, ninguém se machucou como consequência. Hoje, porém, o Leão conta com seis desfalques por conta de lesões musculares só nas últimas duas semanas - além de Leonardo,  que já estava machucado desde a 11ª rodada do Brasileiro. Ananias é outro ainda entregue aos médicos. Mas por conta de uma torção.

As ações dos fisiologista e preparadores físicos não mudaram. Segundo a análise dos profissionais desta área do clube, a mudança de cenário em relação ao começo de 2014 aconteceu de forma normal. O time acabou sofrendo com a pausa da a Copa do Mundo, embora tenha sido feita uma intertemporada. Além do mais, nesta altura do ano, as contusões tenderem, realmente, a aparecer de forma mais frequente.

"Infelizmente, isso é natural em grandes clubes. Temos uma grande estrutura, e até clubes com estruturas maiores sofrem com isso nesse período. Temos só sempre que estar minimizando essas lesões. É um risco que a gente corre", falou o fisiologista rubro-negro Edvaldo Tacão.

Ainda segundo Tacão, o calendário apertado do futebol brasileiro não atrapalha em nada no seu trabalho e em uma suposta pré-dsposição dos jogadores às contusões. É algo mais intríseco a este patamar da temporada. "Eu até gosto de dois jogos na semana, quartas e domingo. Isso é bom para o atleta. É importante que estejam jogando", disse.

Contudo, seguindo essa mesma linha de raciocício, o fisilogista afirma que a pausa para a realização da Copa do Mundo no Brasil foi um fator, não preponderante, mas que contribuiu para o agravamento das contusões. "Favorece. O jogador fica sem jogar e volta com uma intensidade bem abaixo do normal", pontuou.

"Novatos"

Sobre as peças que vieram ao clube mais recentemente e sofrem com problemas clínicos, Edvaldo Tacão exime a responsabilidade do Sport. São os casos dos meio-campistas Régis, Diego Souza e Ibson. "Chegaram só depois da intertemporada e não pudemos ter o controle necessário com eles."

Confira as situações clínicas destrinchadas dos atletas:


Ibson
Problema clínico: Dores musculares no corpo
Situação: Voltou a treinar normalmente nesta segunda e viaja para Salvador nesta terça.

Diego Souza
Problema clínico: Incômodos na coxa direita
Situação: Faz exames nesta terça para saber se pode ser relacionado

Rodrigo Mancha
Problema clínico: Lesão na coxa direita
Situação: Faz exames nesta terça para saber se vai ser liberado pelo departamento médico

Leonardo
Problema clínico: Lesão na coxa direita
Situação: A mesma de Rodrigo Mancha

Erico Júnior

Problema clínico: Já recuperado de lesão na coxa direita
Situação: Começou a treinar a parte física nesta segunda-feira

Ananias
Problema clínico: Torção no tornozelo esquerdo.
Situação: Cerca de 15 dias no departamento médico

Ewerton Páscoa
Problema clínico: Lesão na coxa direita
Situação: Pode ficar cerca de um mês sem jogar

Régis

Problema clínico:  Lesão na coxa esquerda
Situação: Liberado para trabalhos físicos na próxima semana