Sport

SPORT

Para terminar Série A no G4, Sport precisa de aproveitamento superior a 70% na reta final

Clube pernambucano tem apresentado dificuldade para jogar fora de casa

postado em 30/09/2014 08:47

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Entre o sonho de estar na Libertadores 2015 e a realidade, há um abismo para o Sport. Aberto, principalmenteo, por causa do desempenho do time nos jogos fora de casa. São sobretudo por eles que o clube tem, estatisticamente, mínimas chances de terminar a competição no G4 - seleto grupo em que já esteve por três vezes nesta Série A. Some-se a isso um problema grave do Leão na competição, crônico: fazer gols (principalmente) nos duelos fora de casa - e, consequentemente, vencê-los. Não é em vão que o clube somou apenas um ponto nos últimos sete jogos como visitante. Juntando todos eles, o Leão marcou só um gol.

O único ponto dessa fatídica sequência não surpreende: veio de um empate sem gols com o Goiás, na 11ª rodada, em 20 de julho. Desde então, já são seis derrotas seguidas longe do Recife. É a pior sequência da história do clube desde a adoção dos pontos corridos no Brasileirão, em 2003. Vale salientar que, nessas seis derrotas, o Sport conseguiu balançar as redes apenas uma vez, em um pênalti contestado, na derrota por 3 a 1 para a Chapecoense (gol de Felipe Azevedo).

Para conseguir chegar ao G4, fazendo uma projeção com base no aproveitamento das equipes, o time do técnico Eduardo Baptista precisaria ter um surpreendente aproveitamento de 74,3% (maior que o do líder Cruzeiro, 70%). Chegaria, assim, aos 65 pontos. Seriam mais 29. Demais para um time que não pontua fora. Afinal, mesmo hipoteticamente fazendo 100% em casa nos seis jogos que lhe restam como mandante, o Sport ainda teria que buscar mais 11 longe do Recife. “Jogar fora é sempre complicado. Assim como somos fortes em casa, a mesma coisa acontece do outro lado”, justifica o técnico Eduardo Baptista.

Risco afastado
Ainda assim, o Sport consegue fazer uma “campanha sólida” – inclusive, a melhor do Leão desde 2000 na elite nacional. Graças ao desempenho como mandante, a ameaça de queda está praticamente superada pelo time, que jamais esteve abaixo do G10 nesta edição da Série A. Para evitar qualquer chance de queda, o Leão, que tem um aproveitamento geral de 48%, precisa somar apenas mais dez pontos (aproveitamento de 25%) nas 13 rodadas restantes.