Sport

SPORT

Sport conta com base "à prova" de contusões

Oito jogadores rubro-negros jogaram pelo menos 84% das partidas na Série A

postado em 01/10/2014 09:00 / atualizado em 01/10/2014 10:28

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Desde o retorno à Série A, após a Copa do Mundo, o Sport vem sofrendo por um problema que, cada vez mais, parece crônico: as lesões. Algumas que parecem ser infinitas, casos do volante Rodrigo Mancha e do atacante Leonardo – ambos há mais de três meses no departamento médico e ainda sem previsão de alta. Atualmente, a conta chega a sete atletas encostados mutuamente. Um recorde no ano. O interessante é que, apesar dos desfalques de peso, caso do meia Régis, por exemplo, o Leão ainda assim consegue fazer uma campanha sólida no Brasileirão. Com uma base de sete atletas “indestrutíveis”, que não saem do time por nada, o técnico Eduardo Baptista vem se virando como pode. E mantendo o time em alta.

Com a base formada por Magrão, Renê, Rithely, Durval, Patric, Wendel, Felipe Azevedo e Neto Baiano, o Sport jogou pelo menos 84% das partidas. São atletas que não se machucaram praticamente em nenhum momento do ano. Destaque especial para os dois atletas mais veteranos do elenco: o goleiro Magrão, 37 anos, e o zagueiro Durval, 34. O primeiro é o único jogador que atuou nas 25 rodadas e não foi substituído. Foram mais de 2.250 minutos (sem contar os acréscimos) em campo.

“São atletas de idades mais avançadas, mas que conseguem se recuperar e trabalhar bem no dia a dia. Eles têm lastro de atletas e hoje sabem dosar o equilíbrio certo entre o treinamento e o jogo, o que os leva a jogar o ano todo”, disse o preparador físico Eduardo Tacão, que também destacou o fôlego de outro veterano: Wendel, 32 anos. “Esse é um atleta que chegou em uma situação preocupante e hoje ele mesmo relata que atua em condições melhores do que nos tempos em que jogava na Europa.”

Ao lado de Magrão, o único jogador que atuou em 100% dos jogos foi o lateral esquerdo Renê. Aos 22 anos, o atleta comemora a melhor fase da carreira e sonha em poder jogar todas as 38 rodadas da Série A. “Fiz uma pré-temporada muito boa, venho me cuidando para jogar todos os jogos e espero chegar a jogar os 38”, pontuou.

Os “indestrutíveis” que formam a base do Sport na Série A

Jogos / Idade

Magrão 25 / 37

Renê 25 / 22

Rithely 24 / 23

Durval 23 / 34

Patric 22 / 25

Wendel 21 / 32

Neto Baiano 21 / 32

Felipe Azevedo 21 27

Último Boletim médico do Sport

Régis

Teve primeiro uma distensão no músculo anterior da coxa direita no jogo contra o Palmeiras, em 20 de agosto. Em seguida, voltou a treinar, mas sentiu uma lesão na parte posterior da mesma coxa. O músculo do jogador acabou acumulando líquido durante o período que ficou parado. Somente agora, retornou aos trabalhos na academia.

Rodrigo Mancha

Em junho, o volante do Sport apresentou nevromialgia na coxa, que é uma inflamação da fibra muscular. Esse é um diagnóstico de exclusão, que só é detectado quando se faz todos os exames e não se aponta nenhuma outra contusão no músculo. O tratamento é feito com repouso. O atleta voltou ontem a tratar a parte física na academia.

Éwerton Páscoa

O zagueiro sentiu três lesões musculares na coxa, segundo o médico do Sport. O prazo total para a recuperação é de 20 dias no total.

Leonardo

Fora desde julho, o jogador apresentou uma distensão muscular grande. Ele ganhou 40 dias de repouso para crescer uma nova fibra muscular e para que ela se fortaleça. Em seguida, o atacante deve correr contra o tempo para se condicionar fisicamente. Previsão de retorno: segunda-feira.

Oswaldo

Foi uma lesão muscular mais leve. A recuperação deve ser de 15 dias no total. O jogador está entregue ao departamento de fisioterapia.

Ronaldo

O jogador havia passado por um exame de imagem antes do jogo contra o Cruzeiro, que não acusou lesão no adutor da coxa direita. Mesmo assim, ficou de fora da partida. Nesta terça-feira, sentiu a lesão. Deve levar de 5 a 8 dias no departamento médico.

Ferron

Com entorse no tornozelo sofrido no jogo com o Internacional, há duas semanas, o zagueiro ainda reclama de dores e não tem previsão de alta.