Sport

SPORT

Definido como "volante" por técnico, Danilo ganha nova função no Sport: "Povoando mais o meio"

Lateral esquerdo de origem, atleta de 23 anos já havia sido "ponta" no Leão

postado em 28/01/2015 08:41 / atualizado em 28/01/2015 09:40

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Danilo foi contratado como lateral esquerdo pelo Sport, jogou boa parte da última Série A como um "falso ponta" e, em 2015, passará a atuar como volante. É um jogador multiuso, "moderno" como gosta e tanto prega que o técnico Eduardo Baptista. Com a concorrência forte no setor ofensivo, ele foi mais recuado. Ganhou uma função carregada: marcar e povoar o meio de campo, apoiar o lado esquerdo rubro-negro e ajudar na transição entre a defesa e o ataque.

Embora tenha sido apontado como volante por Eduardo Baptista em uma recente entrevista e o próprio treinador tenha afirmado que o atleta ganhou uma função diferenciada recentemente, Danilo não enxerga tantas mudanças assim. "Não é tão diferente, mas é com um pouco mais de pegada, povoando mais o meio. Foi o que vinha utilizando nos últimos jogos (2014) e mantivemos. Isso vem dando certo, agora é fechar mais o meio para diminuir os riscos da nossa zaga", explicou o polivalente jogador.

Desde o início da temporada, Eduardo Baptista tem implantado o esquema 4-1-4-1, que já vinha sendo utilizado na reta final da Série A, tem uma linha defensiva e Rithely à frente da zaga e, logo em seguida, mais uma linha de quatro. É nesta última que Danilo se junta a Rodrigo Mancha, ambos mais centralizados, e outros dois atletas pelas pontas - Diego Souza e Régis ou Elber, que disputam uma vaga.

"Para todos que estão de fora pode ser novidade, mas para mim e meus companheiros não é muita. Só ajustamos mais por dentro, antes jogávamos mais abertos, marcando o lateral. Agora, jogamos mais pelo meio dando suporte a Rithely e povoando mais o meio", disse Danilo.