Sport

PE2015

Do lado de fora do Estádio Luiz Lacerda, confronto de facções organizadas e confusão

Torcida organizada do Central provocou tumulto nos arredores do estádio

postado em 01/03/2015 19:28 / atualizado em 01/03/2015 19:37

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Emanuel Leite Jr./DP/D.A.Press
Dentro do estádio, a torcida do Central protagonizou uma bela festa, empurrando seu time à histórica vitória sobre o Sport após 13 anos de jejum e explodindo de alegria quando o árbitro Luiz Sobral apitou o fim do jogo. Fora de campo, porém, o comportamento de sua torcida organizada manchou o espetáculo da maioria nas arquibancadas. Membros Torcida Organizada Comando Alvinegro se envolveram em confusões antes e depois da partida. Primeiro, na chegada da comitiva rubro-negra ao estádio Luiz Lacerda. Depois, em confrontos com os membros da Torcida Jovem. De um total de 20 pessoas detidas, oito responderam a processos no Juizado Especial do Torcedor.

O baixo número de policiais próximo ao corredor formado na Avenida Agamenon Magalhães em Caruaru para a chegada da delegação do Sport era o prenúncio de que algo não muito bom poderia acontecer. Dito e feito, por volta das 15h, uniformizados da Comando Alvinegro tentaram cercar o ônibus rubro-negro e atirando tudo o que visse pela frente - pedras, garrafas de água, pedaços de madeira - criaram enorme tumulto.

A polícia interveio e deteve 20 pessoas. De acordo com o juiz Marupiraja Ramos Ribas, do Juizado do Torcedor, 12 foram liberados por falta de provas e oito responderam a processos. Cinco deles eram menores de idade e, por isso, passaram por um procedimento especial e foram encaminhados à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Outros três, maiores de idade, foram condenados a um ano de prestação de serviço comunitário, além da proibição de frequentar estádios de futebol por igual período.

Ao término da partida, enquanto a imensa maioria dos centralinos celebrava efusivamente o triunfo sobre o líder invicto do Campeonato Pernambucano, os membros da facção organizada da Patativa criavam mais confusão. Desta vez, tendo os rubro-negros da Torcida Jovem como oponentes. Na Agamenon Magalhães, por alguns minutos, virou um campo de batalha, com “torcedores” atirando pedras uns contra os outros. O policiamento utilizou gás de pimenta para conter os baderneiros. Até as 18h45, ninguém havia sido encaminhado ao Juizado do Torcedor.

NÚMEROS


20
pessoas detidas

12
liberadas

5
menores de idade, encaminhadas à Funase

3
maiores de idade, condenados a um ano de trabalho comunitário e igual período sem entrar em estádios de futebol