Sport

SPORT

Desgaste após jogo contra o Fortaleza faz jogadores do Sport ganhar nova programação

Atletas tiveram rotina alterada para trabalhos mais leves no clube leonino

postado em 31/03/2015 14:42 / atualizado em 31/03/2015 14:50

Thaís Lima /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A partida decisiva do último domingo, contra o Fortaleza, exigiu mais dos atletas do Sport do que o normal. De acordo com o fisiologista do clube, Inaldo Freire, na reapresentação do elenco, os jogadores apresentaram altos níveis da enzima que revela o desgaste muscular, a Creatina Kinaze (CK). Nesta terça-feira, inclusive, as atividades no centro de treinamento rubro-negro foram mais leves. Só um período de trabalho de força na academia e um treino regenerativo de poucos minutos no campo.

“A gente sabe que esse jogo foi cercado de muita cobrança e, por conta disso, houve uma entrega maior dos jogadores. Geralmente, o atleta sente a dor tardia, que são as dores musculares nas 48 horas que se seguem. Dessa vez, não foi diferente. Na verdade, o que foi diferente foi o desgaste apresentado. Quando avaliamos os níveis da enzima que denuncia quando o atleta está desgastado, a enzima CK, todos eles apresentaram uma faixa entre 30% e 40% acima da média”, afirmou Inaldo Freire.

Para poupar os jogadores de mais desgaste, o departamento físico e a comissão técnica do Sport decidiram alterar a programação da quarta-feira. Em vez de atividades nos dois períodos, os jogadores só treinarão na parte da manhã e serão liberados a tarde, assim como aconteceu nesta terça.

“Perguntamos como os jogadores estão se sentindo. Nós demos uma escala a eles de zero a dez pra eles nos mostrarem o quanto eles estão desgastados. Geralmente, eles colocam quatro, cinco e hoje (terça-feira) está todo mundo colocando cinco, seis. Estão mais desgastados que o normal”, disse o fisiologista leonino.

Elber: o mais desgastado
De todos os jogadores que participaram da partida contra o Fortaleza, foi o meia Elber que apresentou maior desgaste, de acordo com a avaliação do departamento físico do Leão. Por conta de uma pancada que o atleta sofreu durante o jogo, o nível da enzima CK do meia se sobressaiu dentre os demais jogadores do grupo rubro-negro.

“Todos eles (os jogadores) apresentaram um CK um pouco mais alto, mas o atleta que mais apresentou foi Elber. O departamento médico nos comunicou que houve uma pancada durante o jogo e isso faz com que a enzima fique um pouco mais alta. Esse aumento foi associado a pancada que ele levou e ao desgaste”, contou Freire.

Julio Jacobina/DP/D.A Press