Sport

SPORT

Sem sorriso e sem falta: Durval chega a 11ª rodada da Série A com número histórico no Sport

Zagueiro rubro-negro é chamado de fenômeno pelo técnico Eduardo Baptista

postado em 03/07/2015 14:23 / atualizado em 03/07/2015 15:06

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport vive um momento singular em sua história. Líder da Série A de maneira cada vez mais incontestável, o clube respira recordes. Invencibilidade, melhor campanha da sua história, técnico mais longevo, atleta com mais partidas consecutivas no Brasileiro na atualidade… E até mesmo o de zagueiro que joga, joga e não faz falta. Não há na literatura nacional registro que contabilize dados referente a recorde de mais jogos seguidos sem fazer faltas no Brasileirão. Um número que, talvez, passe a ser mais observado a partir do que o capitão rubro-negro, Durval, está fazendo. Deixando de fazer, na verdade.

Já são dez jogos sem cometer uma única falta sequer. Sem erros. Com precisão. Sem contar os acréscimos, o defensor já soma 900 minutos sem sofrer qualquer punição. À frente da melhor zaga da Série A, Durval é o grande pilar de um setor que vem sendo fundamental para a irretocável campanha rubro-negra. Mesmo que ele mesmo evite falar nisso. “Eu não fiz nada especial. Aconteceu naturalmente, mas isso não me empolga”, disse o zagueiro de 34 anos, ainda na 6ª rodada, quando enfrentaria o Joinville. Foi a última vez que o atleta concedeu entrevistas.

Fã declarado do futebol de Durval, o técnico Eduardo Baptista não se mostrou surpreso com o desempenho do zagueiro multicampeão. “Ele é um fenômeno. É um cara diferenciado no futebol brasileiro. Tem um senso de colocação como ninguém. Sabe se posicionar e tem um tempo de bola muito bom. É o que falo sempre: você não lembra dele correndo atrás de nenhum atacante, está sempre à frente, bem posicionado”, afirmou o treinador.

O grupo
Ficar sem fazer faltas diante do Figueirense, Flamengo, Coritiba, Santos, Goiás. Fluminense, Joinville, Vasco, Chapecoense e Internacional, porém, não seria possível para Durval sem a eficiência do sistema inteiro. “É o sistema defensivo todo. Renê é um dos melhores laterais esquerdos marcadores da Série A. Rithely e Wendel estão em grande fase. Tem ainda Matheus Ferraz, que casou bem também está em boa fase”, pontuou Eduardo.

A façanha do zagueiro paraguaio
Em 1998, o planeta inteiro se curvou ao zagueiro que começou e terminou uma Copa do Mundo sem fazer faltas. Foram quatro partidas, um total de 383 minutos sem fazer uma falta sequer. Gamarra encantou o mundo. Dono de um tempo de bola preciso e uma técnica aprimorada, o defensor passou por Nigéria, Espanha, Bulgária até ver a sua seleção cair frente à campeã do mundo daquele ano, a França – na morte súbita. O defensor ainda faria mais outros três jogos pelo Corithians sem cometer falta.