Sport

SPORT

Com 40% da Série A concluída, Sport é recordista em participações no G4 e na liderança

Leão esteve no grupo de classificação à Libertadores em 13 das 15 chances possíveis

postado em 27/07/2015 08:30 / atualizado em 27/07/2015 13:10

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Ainda há quem desconfie. Quem despreze e minimize o que o Sport vem fazendo na Série A e trate com desdém os feitos da equipe rubro-negra. Mas, se tem quem duvide, há pelo lado do time comandado pelo técnico Eduardo Baptista uma teimosia sem igual de, a cada nova rodada, seguir provando o contrário. E, de grão em grão, o Leão chega à atual 15ª rodada, ou 40% da competição já disputada, firme no G4. Mais do que isso, o clube é o que esteve por mais rodadas no seleto grupo de classificação à Libertadores: são 13 figurações em 15 possíveis dentre os quatro primeiros colocados. Um número relevante e único no Brasileirão.

Afinal, nenhuma outra equipe esteve por tanto tempo no grupo dos melhores colocados. Nove dos 20 time sequer tiveram o gosto de passar por lá. Para se ter uma ideia da regularidade do Sport, o atual líder Atlético-MG esteve no grupo por dez rodadas - três a menos que o Leão. Outro relevante dado é o do ranking virtual de líderes. Dentre os cinco que por passaram pelo topo, nenhum ficou mais tempo do que o Leão, com cinco lideranças - mesmo número alcançado pelo Galo.

"A comissão técnica e a diretoria fizeram um bom trabalho. Formamos um elenco bastante competitivo, com dois jogadores de alto nível em cada posição. Não é em vão que chegamos pela 13ª vez ao G4. E não é fácil. Tem equipe que briga o campeonato inteiro e não entra uma vez", disse o técnico Eduardo Baptista, satisfeito com o elenco que tem em mãos.

"A gente vem mantendo essa consistência desde o começo do campeonato. A equipe está focada no objetivo e queremos alcançá-lo. A cada jogo, estamos buscando melhorar, nos entregando mais a cada dia para evoluir", acrescentou o zagueiro Matheus Ferraz.

Ranking do G4
Em 15 rodadas

1º lugar
Sport – 13 vezes

2º lugar
Atlético-MG – 10 vezes

3º lugar
Corinthians – 7 vezes

4º lugar
Fluminense, São Paulo e Atlético-PR – 6 vezes, cada

7º lugar
Grêmio – 5 vezes

8º lugar
Goiás e Ponte Preta – 3 vezes, cada

10º lugar
Chapecoense e Palmeiras – 1 vez

Ranking da liderança
Em 15 rodadas

1º lugar
Sport e Atlético-MG – 5 vezes, cada

3º lugar
Atlético-PR – 3 vezes

4º lugar
São Paulo e Corinthians – 1 vez, cada

Campanha do Sport

1ª rodada
1º lugar

2ª rodada
2º lugar

3ª rodada
1º lugar

4ª rodada
2º lugar

5ª rodada
3º lugar

6ª rodada
4º lugar

7ª rodada
3º lugar

8ª rodada
1º lugar

9ª rodada
1º lugar

10ª rodada
1º lugar

11ª rodada
3º lugar

12ª rodada
5º lugar

13ª rodada
6º lugar

14ª rodada
4º lugar

15ª rodada
4º lugar