Sport

SPORT

Esquema engessado? Técnico do Sport rebate críticas e defende estilo de jogo do time

Baptista diz que rivais também têm as mesmas características e ressalta movimentação

postado em 04/09/2015 18:44 / atualizado em 04/09/2015 19:40

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

João Velozo/ ESp. DP/ D. A Press
Desde que o Sport mergulhou em uma sequência negativa na Série A, o treinador rubro-negro se depara com uma constante crítica. O time tem um esquema tático engessado. Não sai do 4-2-3-1 nem por decreto. Alvo principal, Eduardo Baptista discorda. Para isso, cita a movimentação dos próprios atletas dentro de campo além do estilo de jogo semelhante de vários rivais como Santos e Corinthians.

“Hoje, vários estão jogando (nesse esquema). Jogam com dois ponteiros abertos porque você tem que ter ocupação de espaço. Hoje, está muito difícil de você ter um meia por dentro que articula. Poucos têm. Então, os jogos são pelas beiradas. A gente tem que ter um homem pela beirada, além dos laterais, porque você dobra a marcação”, avaliou o treinador leonino.

Em seguida, Eduardo Baptista fez uma análise mais detalhada. Comparou, inclusive, com outros clubes e colocou na conta das críticas o fato de o time estar passando por uma fase delicada em termos de resultado.

“A gente começa com os dois ponteiros abertos. Mas, quem assiste ao jogo, viu que o Marlone (contra o Coritiba), no melhor momento nosso, foi ele recebendo a bola de fora para dentro. Eu não gosto de ter dois meias parados. Quando André saiu para buscar o jogo, Samuel virou centroavante. As variações são essas. O que se tem é que precisa ganhar. Quando não consegue a vitória é porque o time está engessado. Então, o Corinthians está engessado, o Santos está engessado, Atlético Mineiro. Então, é analisar. As pessoas querem que você coloque um jogador em especial nesse time e não vem a um treino.”