Sport

SPORT

Relação antiga com diretoria e experiência no México: novo executivo do Sport é apresentado

Formado em direito, André Zanotta se especializou em gestão esportiva na Europa

postado em 01/12/2015 18:38 / atualizado em 01/12/2015 19:44

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Pedro Galindo/Esp. DP/D.A Press
Durou pouco a vacância no cargo de executivo de futebol do Sport. Na tarde desta terça-feira, o vice-presidente rubro-negro, Arnaldo Barros, apresentou André Zanotta, novo responsável pela função que vinha sendo exercida desde o início de 2014 por Nei Pandolfo, que se desligou do Leão e já comanda o futebol do Bahia.

Tal como o próprio Arnaldo e o presidente rubro-negro, João Humberto Martorelli, Zanotta também é formado em Direito e chegou a trabalhar no meio. Foi onde conheceu, há muitos anos, os dirigentes do Sport. "É um companheiro de muito tempo, não é de hoje. Já mantínhamos um relacionamento profissional, mesmo à distância. Agora, houve essa oportunidade, nós procuramos ele e ele nos honrou com o aceite da nossa proposta", revelou o vice-presidente leonino.

Sobre a relação antiga com os dois principais dirigentes do futebol do Sport, o novo executivo do clube foi só elogios. "São pessoas que querem trazer um profissionalismo que o futebol brasileiro precisa. Quando eu saí do Santos, imaginava voltar a trabalhar com pessoas que tivessem a cabeça voltada a esse pensamento. Por isso, não foi difícil para mim aceitar esse convite", confessou.

Passado
A trajetória de Zanotta no futebol não é muito longa. Ao menos no que diz respeito aos clubes. Depois de largar o Direito para morar na Europa e se especializar em gestão esportiva, ele recebeu sua primeira oportunidade em um clube: o Atlante, do México. Depois, recebeu um convite do Santos, onde trabalhou entre 2013 e 2015 sob o comando de três presidentes diferentes, algo de que ele se orgulha. "Não é fácil no futebol brasileiro", diz.

No clube paulista, André trabalhou em parceria com Nei Pandolfo - que, até o último sábado, era dono do cargo que ele hoje ocupa. "A gente tem em comum esse lado bem transparente, profissional, sério de lidar com o futebol. Nei fez muito bem aqui, e eu espero também ter o mesmo sucesso que ele teve. Tomara que com mais conquistas."

Composição
Ao contrário do seu antecessor, no entanto, André Zanotta não tem passado como jogador de futebol. Em sua experiência no Santos, ele contou com a presença de Zinho, ex-atleta e hoje auxiliar técnico no Vasco, para fazer a "ponte" entre diretoria e elenco. Citando profissionais como Rui Costa e Gustavo Oliveira, executivos de Grêmio e São Paulo, respectivamente, ele indicou não ver necessidade de uma figura semelhante na composição do departamento de futebol rubro-negro.

"Não tenho esse perfil de ter jogado. Me enquadro no perfil de outros muitos diretores de futebol atualmente. A princípio, preciso conhecer as pessoas. Tenho ótimas referências, conversei com Nei, sei de como o ambiente é bom, dos profissionais que tem aqui. Acho que não vejo necessidade de vir ninguém", afirmou.