Sport

SPORT

Segundo time a somar mais pontos nas últimas três rodadas, Sport reage e mostra evolução

Leão somou mais da metade dos seus pontos nos últimos três compromissos. Só o Atlético-MG, com 100% de aproveitamento, foi melhor no período

postado em 28/06/2016 08:30 / atualizado em 28/06/2016 08:51

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP
A última semana foi a mais produtiva do ano no Sport. Em sete dias, o Leão somou sete pontos no Campeonato Brasileiro, frutos das vitórias sobre Fluminense e Chapecoense e do empate com o São Paulo, no Morumbi. Mais da metade dos 12 conquistados pela equipe até agora na competição. O suficiente para o time sair da vice lanterna para fora da zona de rebaixamento, na 16º posição. Bom momento que se reflete também quando se comparado o desempenho rubro-negro nesse período com os demais 19 clubes da Série A. 

Nas últimas três rodadas, apenas o Atlético-MG teve um desempenho superior ao do Leão. O Galo foi o único que manteve 100% de aproveitamento. O que também significou um salto na classificação da equipe mineira, que saiu do 18º para o 8º lugar, com 16 pontos, a apenas três do Corinthians, time que abre a zona de classificação à Libertadores, na 4º colocação. Além do Sport, outro que também somou sete pontos no intervalo foi o Atlético-PR. Assim, o Furacão, que antes era apenas o 12º, aparece agora 7ª posição, com 17 pontos. 
 
Além dos pontos, a atuação do Sport nas últimas três rodadas aponta para evoluções do time rubro-negros em alguns aspectos. E gerou resultados significativos. A vitória sobre o Fluminense, conquistada com um gol de Diego Souza aos 47 minutos do segundo tempo, deu mostras da entrega do time, que sofreu o gol de empate aos 39 minutos. Além disso, comprovou a ótima fase do camisa 87, artilheiro e principal jogador da equipe, com uma arrancada antes do meio de campo, deixando três marcadores para trás.

Outra evolução foi no setor defensivo. Principal responsável pelo empate inédito contra o São Paulo por Morumbi, quebrando uma sequência de 17 derrotas em 17 jogos contra o tricolor na capital paulista. E alguns aspectos paralelos podem ter servido para essa melhora. Um deles foi a volta de atuações seguras do zagueiro Matheus Ferraz, talvez motivado pela "sombra" da contratação de Ronaldo Alves, junto ao Náutico. Além disso, na lateral esquerda, Rodney Wallace deu novo fôlego ao setor, que antes vivia uma desgastada relação do antes intocável Renê com a torcida. 

Enquanto o costarriquenho foi autor de dois gols contra a Chapecoense na goleada por 5 a 1 (a maior do Campeonato Brasilerio até agora), Renê foi responsável direto pelo gol sofrido no triunfo por 2 a 1 sobre o Fluminense, o que azedou ainda mais sua relação com as arquibancadas.

Além disso, o técnico Oswaldo de Oliveira vem ganhando mais opções para armar sua equipe com a diretoria, após quase um mês de inércia, finalmente se movimentando com relação a contratações. Além da chegada de Ronaldo Alves, desembarcaram na Ilha o atacante Rogério, acionado no segundo tempo contra a Chapecoense, e os laterais Auro (direito) e Mansur (esquerdo).

"Disse para os jogadores que isso não pode ser uma coisa isolada. Temos que ter continuidade. Isso tem que ser repetido. Para conseguirmos repetir, há de se ter muita dedicação, aplicação e disciplina entre os jogos", pontuou o técnico Oswaldo de Oliveira.
 
Os desempenhos nas últimas três rodadas

9 pontos
Atlético-MG

7 pontos
Sport e Atlético-PR

6 pontos
Palmeiras, Santos, Corinthians e Cruzeiro

4 pontos
Flamengo, Chapecoense, Vitória e Botafogo

3 pontos
Grêmio, Fluminense e América-MG

2 pontos
São Paulo, Figueirense e Coritiba

1 ponto
Internacional e Ponte Preta

0 ponto
Santa Cruz