Sport

SPORT

Câmeras de segurança identificam 24 vândalos envolvidos em briga na Arena após clássico

Um segurança foi agredido com extintor de incêndio, mas já recebeu alta

postado em 25/08/2016 19:40 / atualizado em 25/08/2016 19:38

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Superesportes
O pequeno público de 5.517 torcedores no clássico da quarta-feira entre Santa Cruz e Sport não evitou novas cenas de violência tendo como pano de fundo o futebol. Após a partida, vândalos que estavam na torcida rubro-negra entraram em confronto com policiais do Batalhão de Choque e seguranças patrimoniais da Arena de Pernambuco, com um deles sendo agredido por latas de lixo e um extintor de incêndio e encaminhado ao Hospital da Restauração, de onde recebeu alta nesta quinta-feira. Ao todo, 24 pessoas envolvidas no tumulto foram identificadas pelas câmaras de monitoramento do estádio e, posteriormente, detidas para prestarem esclarecimento.

Nesta quinta-feira, a Arena de Pernambuco divulgou uma nota sobre o ocorrido, na qual informa que o segurança agredido prestará depoimento na próxima segunda-feira. Além disso, a polícia também já está de posse da lixeira e do extintor de incêndio usados no confronto, que teve início após torcedores ascenderem sinalizadores nas cadeiras da Arena, o que não é permitido. Segundo a nota, ao todo a Arena possui 270 câmeras de monitoramento

Na próxima quarta-feira, Sport e Santa Cruz voltam a se enfrentar no estádio de São Lourenço da Mata pela partida de volta da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, houve empate por 0 a 0. Assim, quem vencer avança a fase internacional do torneio para enfrentar Deportivo Luqueño-PAR ou Independiente Medellin-COL. Um empate com gols também classifica os corais, já que o mando de campo, dessa vez, pertence aos leoninos.

Confira na íntegra a nota da Arena de Pernambuco.

"Na noite desta quarta-feira, durante a partida entre Santa Cruz x Sport, válida pela Copa Sul-Americana, um grupo de torcedores localizados no setor norte (onde estava a torcida visitante), entrou em confronto com policiais do Batalhão de Choque, bem como seguranças patrimoniais da Arena de Pernambuco.

Um dos seguranças patrimoniais foi agredido durante os confrontos. Desarmado, chegou a ser agredido com uma lata de lixo e por um extintor de incêndio. O funcionário recebeu os primeiros socorros da equipe médica da Arena de imediato, sendo transferido para o Hospital da Restauração. A vítima foi atendida e recebeu alta nesta quinta-feira (25) de manhã, não tendo fraturas nem traumatismos graves. O vigilante prestará depoimento na segunda-feira. A polícia também possui em mãos a lixeira e o extintor de incêndio usados nas agressões, além do vídeo onde mostra claramente a ação dos agressores.

Vale ressaltar que o segurança não estava inserido nos confrontos, e sim protegendo seu posto de acordo com o que foi designado pela equipe de segurança do estádio. A Arena lamenta profundamente o ocorrido e permanecerá prestando todo o atendimento necessário ao funcionário agredido.

A Arena de Pernambuco informa que realiza um trabalho preventivo criterioso para evitar que tais transtornos ocorram em suas dependências. O equipamento possui 270 câmeras, que estão em constante monitoramento das pessoas e grupos, para que sejam identificados indícios de qualquer tumulto em meio ao público. Estas câmeras foram fundamentais para a identificação dos indivíduos através do Centro de Controle Operacional (CCO) da Arena, de onde ocorre o monitoramento de todo o estádio. Ao todo, 24 indivíduos foram detidos no processo, em virtude das filmagens, que foram enviadas para a polícia. Todos foram levados para a delegacia, onde serão submetidos aos processos legais.

A direção da Arena de Pernambuco reitera que sempre está buscando aperfeiçoar-se em relação à medidas de segurança, para que casos como este não ocorram novamente, e possamos ter um futebol, verdadeiramente, de paz."