Sport

SPORT

Grupo de ex-presidentes articula chapa de oposição com Fred Domingos e Milton Bivar

Ex-aliado ao presidente Martorelli, Fred Domingos criticou gestão do futebol do clube e abriu possibilidade de extinguir cargo de diretor remunerado

postado em 27/09/2016 13:44 / atualizado em 27/09/2016 14:09

João de Andrade Neto /Superesportes

cdsport.com.br/reprodução
Com a proximidade das eleições do Sport, marcadas para a primeira quinzena de dezembro, o caldeirão político da Ilha do Retiro começa a efervescer. Após o economista Luiz Carlos Belém anunciar sua candidatura à presidência executiva do clube, chegou a vez de outro grupo se colocar como opção de oposição à atual gestão. Formada por ex-presidentes e diretores, a chapa deverá ser encabeçada pelo ex-representante do clube na Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Fred Domingos, e pelo ex-mandatário Milton Bivar. Porém, ainda não está definido quem será o candidato à presidente e à vice. A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo próprio Fred Domingos, que se colocou como porta-voz do grupo.

"Ainda estamos em tratativas. Existe a possibilidade de Milton aceitar a compor a chapa. Com isso, ele pode ser o presidente e eu o vice, ou vice versa. Se não houver nenhum fato novo, essa deve ser a composição. O mais importante é que esse é um grupo de oposição que conseguiu unificar vários nomes de peso da história do Sport como o ex-presidentes Luciano Bivar, Milton Bivar, Wanderson Lacerda, Severino Otávio, Gustavo Dubeux e Fernando Pessoa. O único ex-presidente que ainda não demonstrou apoio foi Homero Lacerda", afirmou Fred Domingos, de 63 anos, e que atua como diretor do clube de forma quase initerrupta desde 1989, exercendo várias funções em quase todas as gestões. Inclusive na do atual mandatário, João Humberto Martorelli, de quem foi representante na FPF, saindo do cargo após o término do Estadual deste ano.

"Na hora que o presidente afirmou que o Sport estava rompido com a Federação não tinha mais o que fazer lá. Fui contra esse rompimento, até porque o Sport teve todas as possibilidades de trazer árbitros de fora para as finais, mas o presidente optou por dar um voto de confiança ao quadro local. Deu no que deu", pontuou Domingos, lembrando do primeiro jogo da final contra o Santa Cruz, vencido pelos corais com um gol em impedimento. No jogo de volta, os corais confirmariam o título, na Ilha do Retiro.

Divergências
Porém, essa é apenas uma das muitas divergências do grupo representado por Fred Domingos com a atual diretoria. Com relação ao futebol, o isolamento da atual gestão é um dos problemas na visão dos oposicionista. Segundo Fred, caso eleito, a chapa mudaria a forma de se trabalhar o carro-chefe do clube. A começar pela possibilidade de extinção do cargo de diretor remunerado.

"Teríamos um vice-presidente com história dentro do Sport, com expertise no futebol e que foi campeão. Junto a ele, três ou quatro diretores com as mesmas características. Agregado ao futebol profissional estaria o amador, que servirá também para preparar os diretores do futuro. Até agora não vi nenhuma coisa que me consolide da ideia da necessidade da manutenção de cargo de diretor remunerado. Basta ver a história recente do clube, quando ganhamos vários títulos sem a necessidade desse profissional. Já com um diretor remunerado, não ganhamos nada. Mas isso é um assunto a ser estudado."

Outros pontos questionados pelo grupo é a relação da atual direção rubro-negra com relação aos esportes amadores e o patrimônio. "Os esportes amadores do clube estão acéfalos. Não há o cargo nem de vice-presidente. Já o patrimônio não vem tendo manutenção", reclamou.

Com o Sport ainda brigando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o grupo deve lançar oficialmente a chapa apenas no final de outubro. "Não queremos ser acusados de estarmos prejudicando o futebol do clube", alegou Domingos.