Sport

SPORT

Vitória contra Figueirense pode colocar Sport na Sul-Americana além de livrar rebaixamento

Com nova distribuição das vagas na competição internacional, Leão se classifica em caso de triunfo sobre Figueirense aliado a tropeços de Coritiba e Vitória

postado em 06/12/2016 17:14 / atualizado em 06/12/2016 18:45

Ricardo Fernandes/DP
O grande objetivo do Sport no próximo domingo é garantir a permanência na Série A em 2017. Para isso, basta vencer o já rebaixado Figueirense, na Ilha do Retiro. Caso tropece, terá que torcer para que o Internacional não vença o Fluminense, no Rio de Janeiro. No entanto, caso faça a sua parte, o Leão ainda poderá ter um bônus ao final do Brasileiro. Isso porque, por incrível que pareça, ainda existe a possibilidade dos rubro-negros conseguirem uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.

Isso só é possível graças a nova distribuição das vagas nas competições da Conmebol, que abre mais vagas para o país a medida que uma equipe se classifica para os torneios internacionais por outras competições, que não o Campeonato Brasileiro. Desta forma, com a confirmação do título da última edição da Sul-Americana para a Chapecoense, e consequentemente classificação da equipe catarinense para a próxima Libertadores (mesmo estando em 9º no Nacional), a última vaga cedida para a próxima edição da Sula passou a ser oferecida ao 13º lugar, ocupado atualmente pelo Cruzeiro. Porém, esse ponte de corte descerá mais uma casa, por conta da final da Copa do Brasil.

Grêmio e Atlético Mineiro já possuem vagas asseguradas em torneios da Comnebol no próximo ano. Os gaúchos estão garantidos na Sul-Americana e podem conseguir uma vaga na Libertadores em caso de título. Competição que o Galo já tem presença certa na fase de grupos. De uma forma ou de outra, o certo é que a última vaga para a próxima edição "Sula" será destinada ao 14º lugar da Série A, que hoje pertence ao Coritiba, com 46 pontos, apenas dois a mais que o Sport, 16º colocado.

Assim, para se classificar para a sua quinta edição seguida da competição continental, além de bater o Figueirense, o Sport terá que torcer para que Coxa e Vitória não vençam seus compromissos contra Ponte Preta e Palmeiras, respectivamente. Os paranaenses jogam fora de casa, enquanto os baianos se despedem da temporada no Barradão.