Sport

SPORT

Wanderson Lacerda apresenta propostas para comandar Sport no biênio 2017/2018

Em visita à redação do Diario de Pernambuco, candidato ao Executivo do clube falou em integração no futebol, portal da transparência e vice-presidência feminina

postado em 07/12/2016 08:18 / atualizado em 07/12/2016 15:07

Ricardo Fernandes/DP
<\/span>Presidente do Sport em três mandatos (de 1991 a 1996), Wanderson Lacerda vai tentar voltar ao comando do clube na eleição marcada para o próximo dia 16. Alega ter como principal bandeira a sua experiência e conhecimento do ambiente rubro-negro. Batizada de “Por um Sport Campeão”, a chapa de oposição realizou na tarde desta terça-feira uma visita ao Diario de Pernambuco, quando pôde explicar algumas de suas propostas para o biênio 2017/2018.

Ao todo, são nove os que chama de “pilares básicos” do seu projeto, que vão desde a tradicional promessa de um “futebol forte e integrado”, onde o profissional e as categorias de base atuariam de forma conjunta, tendo inclusive o mesmo departamento médico, até a criação de uma vice-presidência voltada apenas para o público feminino e um “portal da transparência”, onde  torcedor poderia acompanhar pelo site oficial todo a movimentação financeira do clube. “Vamos ter um portal da transparência. O sócio tem o direito de saber o que se passa no clube”, disse o candidato. Sobre a vice-presidência feminina, em linhas gerais, disse que seria destinada a “trazer a mulher para dentro do clube”.

Outra proposta é o que ele chama de resgate dos esportes olímpicos, que segundo ele foi “abandonado” pela atual gestão e a renovação das lideranças do clube. Por sinal, Wanderson luta com todas as forças contra a pecha de “ultrapassado” como apontam alguns dos seus adversários.  No seu grupo também estão o ex-presidentes, Milton Bivar, como o seu candidato a vice, e Severino Otávio, o Branquinho, que concorre à presidência do conselho deliberativo.


Para o futebol, as medidas são confrontantes com a atual administração. Wanderson e seu grupo não poupam críticas ao planejamento do time nesta temporada e ao trabalho do executivo de futebol André Zanotta. Caso vençam, revelam que o cargo será mantido, mas com menos poderes e sob uma maior supervisão de dirigentes que conheçam melhor a realidade do clube. Inclusive já teriam dois nomes “engatilhados”. Para a vice-presidência de futebol, já estão confirmados dois nomes da velha guarda, Fred Domingos e Manuel Costa Neto, o Costinha, e duas novas figuras, que viriam para oxigenar o setor, Manoel Melo e Leonardo Cruz.

Sobre o atual elenco, as principais críticas da chapa têm sido quanto aos estrangeiros, que  custaram ao clube um grande esforço financeiro. Wanderson evita falar em medidas mais fortes e diz que cada caso será tratado individualmente. Pelo discurso, o provável futuro dos jogadores que não interessam será um acordo ou o empréstimo.

O grupo tenta se distanciar dos adversários, também, no pensamento quanto aos objetivos na temporada. Enquanto a chapa de situação já externou posição contrária aos estaduais, por exemplo, Wanderson e sua direção defendem força máxima na disputa do Campeonato Pernambucano . “Nossa visão é totalmente diferente. Quero ganhar tudo o que disputarmos. Vamos com o que temos de melhor sempre, para vencer todas as competições”, garantiu Fred Domingos.