Sport

SPORT

Durval vê Sport acomodado, revela ter jogado machucado e solta palavrão ao falar de reserva

Em entrevista sincera, capitão ainda diz ter vivido pior dos sete anos de Leão

postado em 07/12/2016 18:38 / atualizado em 07/12/2016 19:47

Ricardo Fernandes/DP
Contra o Figueirense, no próximo domingo, o zagueiro Durval volta ao time do Sport após mais de dois meses. Tempo em que também ficou sem dar entrevista. Porém, nesta quarta-feira, o experiente defensor, de 36 anos, voltou a conversar com os jornalistas. E aproveitou para fazer uma espécie de desabafo. Com a autoridade de um dos maiores ídolos da história rubro-negra, Durval fugiu do discurso politicamente correto e revelou, entre outras coisas, ter ficado "puto" por virar reserva.

O zagueiro perdeu o posto de titular absoluto do Sport após a derrota por 1 a 0 para o Coritiba, na Ilha do Retiro, ainda com o time sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira. "Vocês me conhecem. Sou um cara tranquilo. Mas fiquei 'puto' da vida. Respeito quem estava comandando o Sport na época e quem estava jogando. Procurei fazer o meu trabalho, assim como venho fazendo até hoje. Mas infelizmente não quiseram optar por mim. Até que apareceu a oportunidade justamente no último jogo. Por isso, mais do que nunca, vou com tudo. Estou igual a um garoto que vai estrear pelo profissional. Não vejo a hora de chegar o domingo. Independentemente de quem ache ou não que estou pronto, na minha cabeça estou 100% preparado", afirmou o ex-capitão da equipe.

O defensor revelou ainda que jogou boa parte do ano no sacrifício, devido a uma lesão no joelho, o que teria afetado seu rendimento em campo, lamentou o desmanche do elenco do ano passado e acusou o time de ter se "acomodado", após a vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre. Desde então, o Leão acumulou duas derrotas e um empate, situação que obriga a equipe a vencer o confronto contra os catarinense para permanecer na Série A em 2017, sem depender de um tropeço do Internacional, diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. Por tudo isso, avaliou a atual temporada como a pior das sete em que defendeu o Leão.

"Começamos mais ou menos, não só eu como todo o time, e, no meio do percurso, ainda houve alguns empecilhos. Vinha jogando com o joelho machucado e no sacrifício. Até que chegou o momento que não dava mais para aguentar e tive que ficar um período de três a quatro semanas de fora. Isso acarretou minha saída do time. Sem dúvida, essa foi a minha temporada mais difícil aqui no Sport. Meu pior ano aqui no clube. Conquistar a permanência na Série A será nossa conquista", disse.

Durval aponta erros do Sport no ano
Situação que, segundo o jogador, poderia ser bem diferente se não houvesse o desmonte de boa parte do elenco do ano passado, que terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, melhor posição do clube nos pontos corridos. "Saíram bastante jogadores. Tínhamos uma equipe entrosada. Se mantivéssemos 90% daquele grupo, certamente o ano seria totalmente diferente. Poderíamos ter conquistado a Copa do Nordeste, o Pernambucano e, sem dúvida, poderíamos chegar a uma Libertadores", projetou.

Outro erro apontado por Durval é mais recente. Para o zagueiro, o Leão já poderia estar matematicamente livre do rebaixamento. "O Daniel (Paulista, treinador) vem fazendo um trabalho legal e começou com o pé direito. Mas de lá para cá aconteceu alguma coisa no meio do caminho. Como estou de fora, deu para sentir que, após a vitória sobre o Grêmio e de lá para cá, o time acomodou. Tínhamos quatro jogos para ganhar um. Nos colocamos nesse momento difícil. E esse tipo de acomodação não pode ocorrer domingo", alertou o jogador, com ares de capitão e dono de sete títulos pelo Sport.