Sport

SPORT

Sport vence o The Strongest nos pênaltis e conquista a Taça Ariano Suassuna pela 3ª vez

Após empate em 1 a 1 no tempo normal, Leão fez 4 a 2 nas penalidades

postado em 22/01/2017 17:30 / atualizado em 22/01/2017 19:31

<i>(Foto: Williams Aguiar/Sport Recife/Twitter)</i>
Se a intenção do técnico Daniel Paulista com o amistoso contra o The Strongest, pela Taça Ariano Suassuna, era tirar as últimas dúvidas para a estreia na Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira, contra o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, o treinador do Sport deve ter deixado a Arena Pernambuco, neste domingo,  frustrado. Não por uma má ou boa atuação da sua equipe contra os atuais campeões bolivianos. Mas porque o jogo fugiu do caráter de observação aos 26 minutos do primeiro tempo, quando o Leão passou a atuar com um jogador a menos em campo, após a expulsão do zagueiro Ronaldo Alves. Fato que modificou a estrutura “normal” de um jogo de observação. 

Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o Sport ficou pela terceira vez com a Taça Ariano Suassuna, ao vencer por 4 a 2 na disputa de pênaltis, com direito ao ex-rubro-negro Chumacero isolar uma das cobranças do time boliviano.  

O Jogo
O primeiro tempo do amistoso teve duas partes distintas. No início da partida com as duas equipes com 11 homens em campo, o Sport dominou as ações com superioridade técnica, apesar do ritmo mais lento, típico de uma partida festiva e de início de temporada. Convocado para a seleção brasileira e jogador mais ovacionado pela torcida na apresentação do elenco, o meia Diego Souza desempenhava com perfeição o papel de maestro do time.

E foi após uma linda jogada do camisa 87, com direito a colocar a bola entre as pernas do marcador, que o Sport abriu o placar. Na sequência do escanteio, Everton Felipe cruzou e Rithely se antecipou à marcação para surpreender o goleiro Vaca. Primeiro gol do Sport em 2017, logo aos 10 minutos de partida.

Com a vantagem no marcador e a limitação técnica dos bolivianos, o Sport só não dominava por completo a partida por conta dos erros dos próprios rubro-negros. Principalmente na saída de bola no meio de campo, com Rithely sendo o maior “vilão” nos passes errados. Só assim para o The Strongest ameaçar. E a partir daí começou a segunda parte do primeiro tempo. E da partida.

Após o camisa 21 perder mais uma bola no meio de campo, Ronaldo Alves foi obrigado a derrubar Pablo Escobar na entrada da área e foi expulso pelo árbitro Péricles Bassols. Com um jogador a menos, o Sport se desencaixou e viu o adversário crescer.  Ao ponto de Magrão fazer duas defesas sensacionais em sequência, aos 37 minutos, após finalização de Diego Wayar e no rebote de Chumacero.

O empate do The Strongest, a essa altura já merecido, veio aos 44 minutos com o lateral Marvin Bejarano, de sem pulo, após rebote em cobrança de escanteio.

Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico Daniel Paulista cumpriu o prometido e modificou toda a equipe. Com a exceção de Matheus Ferraz, que já tinha sido acionado no primeiro tempo, na vaga do estreante Leandro Pereira (atuação discreta), para recompor a zaga após o cartão vermelho de Ronaldo Alves. Já o time boliviano retornou com a mesma formação.

E a partida caiu ainda mais de ritmo e qualidade depois disso. Mas com o The Strongest continuando a tirar proveito por ter um jogador a mais em campo. Aos 15 minutos, o atacante Pablo Escobar, melhor jogador do Tigre, perdeu um gol feito ao chutar para fora, livre na entrada da pequena área.

Só a partir dos 25 minutos, quando o estreante Paulo Henrique substituiu o perdido prata da casa Fábio no comando do ataque, e com as mudanças também promovidas no The Strongest pelo técnico César Farias, o Sport conseguiu equilibrar as ações e voltar a criar ofensivamente. Aos 35, Paulo Henrique, o melhor dos estreantes, perdeu a chance de marcar o gol da vitória, ao isolar de frente para a meta, após cruzamento do também novato Marquinhos. 

Nos pênaltis, deu Leão por 4 a 2. O Sport desperdiçou apenas uma cobrança, enquanto o The Strongest perdeu duas, sendo uma delas pelo ex-jogador rubro-negro Chumacero.

Ficha do jogo

Sport
Magrão (Agenor); Samuel Xavier (Raul Prata), Ronaldo Alves, Durval (Henriquez) e Renê (Mansur); Rithely (Thallyson), Ronaldo (Neto Moura), Everton Felipe (Lenis), Diego Souza (Fábio) (Paulo Henrique) e Rogério (Marquinhos); Leandro Pereira (Matheus Ferraz). Técnico: Daniel Paulista.

The Strongest
Vaca;  Diego Bejarano (David Checa), Luis Maldonado (Walter Vaizaga), Fernando Marteli e Marvin Bejarano (Ramiro Ballivian); Raúl Castro, Diego Wayar (Gabriel Valverde), Jara e Chumacero, Pablo Escobar e Matías Alonso (Rodrigo Vargas). Técnico: César Farías.

Local: Arena Pernambuco. Árbitro: Pericles Bassols (Fifa-PE). Assistentes: Fabrício Leite e Marcelino Castro. Gols: Rithely (10 min do 1º) e Marvin Bejarano (44 min do 1º). Cartões amarelos: Rithely(S), DIego Wayar (TS). Expulsão: Ronaldo Alves (S). Público: 7.956. Renda: R$ 130.220

Nos pênaltis: 

Sport 
Matheus Ferraz - converteu
Lenis - converteu
Henriquez - perdeu
Paulo Henrique - converteu
Marquinhos - converteu

The Strongest
Fernando Martelli - converteu
Gabriel Valverde - perdeu
Chumacero - perdeu
Rodrigo Vargas - converteu